
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) deu início ao projeto Agricultura Familiar em Movimento ampliando o acesso a políticas públicas para a população da zona rural nos municípios de Olho D'Água das Flores e Palmeira dos Índios. A ação atendeu quase 70 famílias e ocorreu na quinta (18) e sexta-feira (19) nas arenas do Governo Trabalhando.
No espaço, foram emitidos documentos essenciais para acesso a políticas públicas de promoção à atividade, como o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), emissão de Carteira de Identidade (RG), inscrição no Garantia-Safra, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientações sobre o INSS.
O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, explica que o projeto nasceu da necessidade de fortalecer a agricultura familiar, com atenção especial a grupos socialmente vulnerabilizados, já que essas populações ainda enfrentam grandes barreiras no acesso a serviços públicos e informações essenciais ao seu desenvolvimento.
“Quando o governo fica perto de quem produz, as políticas públicas deixam de ser promessas e viram realidade. Isso é muito importante porque os agricultores conseguiram ser atendidos e resolver, muitas vezes, demandas que antes eles estavam com dificuldades de acesso. É o governo chegando mais perto da população!”, destacou o gestor da Seagri.
A ação contou com a busca ativa da população prioritária das zonas rurais dos municípios, realizada pela van do projeto Agricultura Familiar em Movimento, garantindo o transporte das famílias até o local das atividades e seu retorno às residências. As atividades contaram com o apoio de órgãos e secretarias, por meio de equipes multidisciplinares que atuaram diretamente nas comunidades previamente mobilizadas.
Da comunidade Quilombo Tabacaria, em Palmeira dos Índios, Betânia dos Santos produz milho, feijão, abóbora e fava, mas teve perdas na safra e precisou de atendimento para garantir sua inscrição no Garantia-Safra, entre outras documentações.
.jpg)
“Quando têm ações desse tipo, a gente consegue vir e resolver tudo de forma rápida. Eu perdi a lavoura e já estou garantindo a inscrição para o seguro para o ano que vem. Mas também participo de outros programas do Governo de Alagoas, como o de cisternas que já ganhei e estou muito feliz que o governador Paulo Dantas está fazendo pela minha comunidade”, acrescentou a agricultora.
Além das ações do Governo Trabalhando, a Seagri também vai atuar em 2026 com o Agricultura Familiar em Movimento para contemplar as nove regiões administrativas do estado, priorizando territórios historicamente marcados por dificuldades no acesso a serviços públicos.