
INÉDITO! Alunos de Robótica da Escola Estadual Fernandina Malta, de Rio Largo, levam o talento de Alagoas para a USP. A equipe campeã que obteve três notas máximas, surgiu a partir da Eletiva de Robótica da Escola Estadual Fernandina Malta, pertencente à 12ª Gerência Regional de Educação (GEE), evidenciando a força das práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no cotidiano escolar. O trabalho nasceu de uma discussão coletiva envolvendo todos os estudantes da eletiva, reforçando o protagonismo juvenil, o trabalho colaborativo e a construção conjunta do conhecimento.
O projeto vencedor, que integrou tecnologia, saúde e humanismo, tem como título:
“Corpo, Mente e Movimento: Robô Interativo para Reabilitação Cognitiva Inspirado nas Práticas Humanistas de Nise da Silveira”
A proposta foi apresentada pelos estudantes Anderthon Cristian e Júlio César, que representaram com excelência o grupo, demonstrando domínio conceitual, técnico e sensibilidade social. Todo o processo de pesquisa, desenvolvimento e orientação pedagógica foi conduzido pelo Professor Cássio Fagundes, responsável pela Eletiva de Robótica da Escola Estadual Fernandina Malta.
Como resultado dessa conquista histórica, o projeto representará o Estado de Alagoas na FEBRACE 2026, uma das maiores feiras de ciências e engenharia do país, ampliando a visibilidade do trabalho desenvolvido na escola e reafirmando o potencial inovador dos estudantes da rede pública estadual. Essa vitória consolida a Escola Estadual Fernandina Malta como referência em robótica educacional, inovação e educação humanista, projetando Rio Largo e Alagoas no cenário científico nacional.

Foto: Ascom