
O Governo de São Paulo leva o maior efetivo policial da história para o litoral durante a virada do ano. A medida faz parte da Operação Verão Integrada, um conjunto de ações em áreas diversas para preparar cidades do litoral paulista durante o verão, período de maior fluxo de turistas. No âmbito da segurança, o Estado mobiliza 4 mil policiais e 436 viaturas.
Pela primeira vez, as ações da Operação Verão Integrada são intersetoriais e incluem, além da segurança, as áreas de saúde, turismo, mobilidade, saneamento e Defesa Civil. Do total de efetivo policial, cerca de 2,8 mil policiais atuam na Baixada Santista e 861 no Litoral Norte . Além disso, há o apoio de 253 bombeiros e 147 policiais do Policiamento Rodoviário, ampliando a capacidade de resposta a ocorrências e atendimentos emergenciais nas estradas.
As forças de segurança contam com o apoio inédito de 150 drones usados para monitorar a orla do litoral do estado em 16 cidades. Os equipamentos são usados em áreas já mapeadas dentro de estudos de indicadores criminais feitos pela polícia e também de maior concentração de população para prevenir crimes e garantir a tranquilidade dos moradores e turistas durante a temporada.
O uso dos drones está integrado ao Muralha Paulista , programa do Governo de São Paulo que usa câmeras e outras tecnologias para o controle da mobilidade criminal. A estratégia do programa usa leitura automática de placas, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real com o apoio de milhares de câmeras espalhadas pelo estado.
Ao menos 13 cidades do litoral sul e norte participam do programa Muralha Paulista, com cerca de 1,7 mil câmeras, parte delas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas, auxiliando na captura de foragidos e na recuperação de veículos.
O Governo de São Paulo deu início à Operação Verão Integrada no dia 20 de dezembro, em Bertioga . O investimento do Governo de São Paulo chega aos R$ 55 milhões. Na parte da segurança, a operação contará ainda com helicópteros, jet skis e motos para patrulhar toda a orla do Litoral Norte e Sul, além de guarda-vidas para cuidar dos banhistas.
Na área da saúde, o governo do Estado destinou R$ 53,9 milhões para reforçar a rede de assistência em saúde dos municípios. Os recursos são transferidos em parcela única do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde e devem ser aplicados exclusivamente no custeio da assistência.
Nas travessias litorâneas, a frota foi ampliada de 29 para 40 embarcações e nas estradas que cortam o estados foram mobilizados mais de 1,2 mil agentes e 323 veículos, entre guinchos, carros de combate a incêndio e viaturas de apoio.