
O Governo de São Paulo recebe inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos dentro do Trampolim 60+ até 18 de janeiro pelo site www.trampolim.sp.gov.br/pt/trampolim-Programa-60/ . Ao todo, o programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) oferece mais de 1.000 vagas, distribuídas entre cursos online e presenciais, todos com carga horária de 80 horas.
As formações foram estruturadas com foco em inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo, considerando a experiência acumulada ao longo da vida profissional e as demandas atuais do mercado de trabalho.
A disponibilização dos cursos foi orientada a partir de análises das demandas regionais e estaduais do mercado de trabalho, com o objetivo de conectar aprendizado e empregabilidade, valorizando a experiência acumulada ao longo da vida profissional.
Confira os cursos disponíveis:
Cursos online
Cursos presenciais
Como se inscrever
Para participar, basta acessar www.trampolim.sp.gov.br, realizar o login com a conta gov.br e escolher o curso desejado. Podem se inscrever pessoas com 60 anos ou mais, alfabetizadas e domiciliadas no Estado de São Paulo.
A previsão de início das aulas é 26 de janeiro de 2026. Para receber o certificado, o aluno deve cumprir ao menos 75% de presença nas aulas.
Serviço
Inscrições para cursos profissionalizantes – Trampolim 60+
Formato: Online e presencial
Inscrições: até 18 de janeiro
Início das aulas: 26 de janeiro (previsão)
Site: www.trampolim.sp.gov.br
Sobre o Trampolim 60+
O Trampolim 60+ é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que oferece vagas priorizadas na plataforma, qualificação profissional em áreas demandadas pelo mercado, formação em gestão e acesso a microcrédito, em parceria com o Banco do Povo, voltada à inserção produtiva de pessoas com 60 anos ou mais.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental na reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. A pasta também coordena programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, incluindo linhas de microcrédito do Banco do Povo, e tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).