
O Governo de São Paulo reforça, ao longo do mês de janeiro, a campanha de vacinação contra o sarampo e febre amarela, com ações em diferentes pontos de grande circulação. A mobilização da Secretaria de Saúde ocorre de 12 a 16 de janeiro, em estações de metrô e shopping centers; de 19 a 23, junto a taxistas e profissionais do turismo; e será reforçada com o “Dia D” de vacinação, em 24 de janeiro.
“A campanha tem início na capital, que concentra uma alta demanda. Mas, com a proximidade do Carnaval, vamos intensificar e expandir as ações de vacinação para outros municípios, ampliando a proteção da população”, afirma Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD).
LEIA MAIS: Hospital da Mulher convoca população para doação de sangue
Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar a vacinação. Para a febre amarela, o reforço é com foco em meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas que vivem ou circulam por áreas com registro de transmissão da doença.
Manter o esquema vacinal em dia é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva, especialmente de pessoas que não podem ser imunizadas, como indivíduos com o sistema imunológico comprometido ou com alergia a componentes das vacinas. A vacinação também é uma das principais estratégias de prevenção contra surtos e epidemias de doenças imunopreveníveis.
LEIA MAIS: Carretas de Mamografia iniciam 2026 com ampliação da faixa etária para rastreio do câncer de mama
Quem deve se vacinar contra sarampo:
LEIA MAIS: São Paulo concentra 30 dos 100 melhores hospitais do país; 19 são da rede pública estadual
Quem deve se vacinar contra febre amarela:
[Post Instagram]
Saiba como identificar os sintomas de sarampo:
No ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já em relação à febre amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos no estado, com 34 óbitos.
Dúvidas sobre vacinação?
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.