
O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2026 começa na próxima segunda-feira (12) no estado de São Paulo e cerca de 19 milhões de motoristas devem efetuar o recolhimento do imposto.
O proprietário do veículo pode optar por pagar o imposto à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até cinco vezes (de janeiro a maio), de acordo com o valor do imposto devido.
Neste ano, as tradicionais formas de pagamento, como caixas de autoatendimento, casas lotéricas, internet banking ou aplicativos continuam valendo, mas quem preferir pode optar por efetuar o pagamento via Pix , na comodidade de casa.
Para realizar o pagamento por Pix, o proprietário do veículo deve acessar o sistema da Sefaz-SP com o número do Renavam, selecionar a modalidade de pagamento na modalidade e a forma (à vista, com desconto ou parcelado). Em caso de parcelamento, o sistema fará o cálculo do valor das parcelas. Assim que for gerado o QR Code, o contribuinte terá 15 minutos para acessar seu banco e efetuar a transferência via Pix. Após esse prazo é necessário gerar um novo código.
Quem optar pelo parcelamento não pode esquecer de gerar o código para pagamento das demais parcelas no dia de vencimento, de acordo com o calendário com as datas fixadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP).
Apenas o sistema oficial da Sefaz-SP está autorizado a gerar o QR Code Pix e a Secretaria não envia o código para pagamento por e-mail, SMS, carta ou qualquer outra forma de comunicação. O próprio cidadão deve emitir seu código no sistema oficial.
Ao ler o QR Code com o aplicativo do banco, certifique-se de que o pagamento é destinado à Secretaria da Fazenda e Planejamento ou à Diretoria Geral de Finanças, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil. Caso o destinatário do QR code seja diferente, não faça o Pix.
Uma opção para os contribuintes é pagar o imposto com cartão de crédito, à vista ou parcelado. Neste caso, o proprietário do veículo pode efetuar o pagamento nos bancos ou casas lotéricas, à vista ou parcelado em até cinco vezes, mas também tem a opção de recorrer a empresas que podem dividir o imposto em mais de 5 parcelas.
A Sefaz-SP tem uma lista de instituições cadastradas que oferecem condições de parcelamentos diferenciados, mas cobram taxas e juros. É necessário que o contribuinte entre em contato diretamente com a instituição e verifique as melhores taxas e prazos de pagamento. Ao Estado de São Paulo é repassado apenas o valor exato do débito do IPVA.
Quem perdeu o dia de pagamento em janeiro pode ainda fazê-lo em fevereiro. Neste caso, porém, o pagamento deve ser feito em parcela única, sem o desconto de 3% e sem a possibilidade de parcelamento.