
Em Salvador, janeiro chega anunciando a lavagem do Bonfim, uma das maiores festas religiosas e populares do Brasil, com mais de 280 anos de existência. Nos meses que antecedem a festa, as equipes da Embasa percorrem todo o percurso do cortejo entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Senhor do Bonfim para inspecionar as redes de água e esgoto e garantir que tudo esteja funcionando no dia da lavagem das escadarias pelas baianas, com água de cheiro e devoção.
As equipes executaram vistorias preventivas e manutenções corretivas em cerca de 12 quilômetros de redes de água e pouco mais de 13 Km de rede de esgotamento sanitário no entorno dos bairros que recebem o cortejo, em locais como a rua da Conceição da Praia e a avenida Dendezeiros, passando pelos largos da Calçada e de Roma. As equipes também providenciam a instalação de ligações provisórias de água para abastecer os postos da secretaria municipal de saúde, o corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar. Outra ação fundamental é a revisão dos hidrantes no circuito e regiões adjacentes.
Para a diretora de operação da Região Metropolitana de Salvador, Joana Rolemberg, o trabalho da Embasa é essencial para que a festa aconteça. “Além de garantir o funcionamento das redes água e de esgotamento sanitário na área da festa, a empresa mantém equipes especializadas e equipamentos prontos para entrar em ação se necessário, com carros-pipa, caminhões, retroescavadeiras e compressores, por exemplo. Definimos estratégias e atuamos em sintonia com órgãos como a Codesal e a Defesa Civil para dar todo o suporte necessário no que se refere aos serviços da Embasa, afirma”.
Nas redes de esgoto, a inspeção verifica a necessidade de lavagem e, caso necessário, são realizados serviços de substituição de tampas e vedação e nivelamento de poços de visita, sempre visando garantir a segurança dos participantes. Durante a festa, equipes da Embasa estarão de prontidão para resolução de situações emergenciais como eventuais correções da rede ou de estruturas. A Embasa também disponibilizou cerca de 100 mil copos biodegradáveis de água tratada que serão entregues pelo Corpo de Bombeiros durante o cortejo.
Fonte: UCE/Embasa