
No sistema penitenciário, convivemos diariamente com pressão, riscos, perdas e sobrecarga emocional. Nem sempre é fácil perceber quando o limite está próximo. E, muitas vezes, quem sofre em silêncio não consegue pedir ajuda. Por isso, é importante dizer com clareza: ninguém precisa enfrentar isso sozinho. Buscar apoio psicológico é um ato de coragem, de cuidado e de responsabilidade com a própria vida. Mas esse cuidado não é apenas individual. Ele também é coletivo.
Se você percebe que um colega mudou de comportamento, está mais isolado, irritado, abatido ou diferente do habitual, não ignore. Se você é amigo, companheiro de equipe, gestor ou liderança, sua atitude pode fazer a diferença entre o silêncio e o cuidado. Ajudar alguém a procurar apoio também é uma forma de proteger.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba disponibiliza serviços gratuitos, sigilosos e humanizados de atenção psicológica:
Escuta SUSP – para Policiais Penais.
POINSP – Policlínica Integrada da Segurança Pública – para Policiais Penais, demais servidores da SEAP-PB e seus dependentes.
Cuidar da saúde mental é cuidar de si, mas também é cuidar do outro. É fortalecer vínculos, preservar vidas e construir um ambiente de trabalho mais humano e seguro.
Para mais informações procure a Coordenação de Atenção Biopsicossocial da Seap-PB. Janeiro Branco: cuidar da mente é uma ótima ideia. Saúde mental o ano inteiro.
_______
Ascom/Seap-PB
Arte:Silnara Galdino
