
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial (Goap) e do Projeto Meu Trabalho Me Faz Bem, promoveu, nessa quarta-feira (14), na sede da instituição, em João Pessoa, uma ação alusiva à campanha Janeiro Branco, voltada à promoção do cuidado com a saúde mental e emocional dos servidores. Com o tema “Repensar escolhas, planejar com consciência”, o evento contou com uma programação diversificada ao longo do dia, integrando práticas de autocuidado e momentos de reflexão sobre comportamentos que impactam diretamente o bem-estar psicológico no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
Durante o turno da manhã, os servidores participaram de práticas integrativas e complementares em saúde, acupuntura, massagens terapêuticas, reflexologia, limpeza energética, entre outras atividades voltadas à redução do estresse, promoção do equilíbrio emocional e melhoria da qualidade de vida. No período da tarde, a programação foi dedicada a palestras com foco nos impactos dos jogos de aposta na saúde mental. A abordagem tratou das ações desenvolvidas pela Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) no âmbito do Jogo Responsável, apresentada por Graziele Batista Maia Malheiros, assessora técnica da Superintendência e presidente da Comissão de Jogo Responsável da Lotep. A palestra destacou estratégias de prevenção, conscientização e proteção à saúde mental dos usuários.
Na ocasião, também foi abordado o tema “Quando o jogo deixa de ser lazer: impactos dos jogos de aposta na saúde mental”, cuja palestra foi proferida pela psicóloga do CAPS AD III Jovem Cidadão e integrante do Projeto Meu Trabalho Me Faz Bem, Crislany Barbosa de Melo. Na ocasião, ela falou sobre os riscos do comportamento compulsivo, os sinais de alerta e as consequências emocionais e sociais associadas ao uso problemático dos jogos de aposta.
De acordo com a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Nóbrega, trazer esse debate para dentro da Secretaria é uma forma de alertar, orientar e promover o cuidado, reforçando a importância da prevenção e do olhar atento para esse fenômeno que vem se tornando cada vez mais presente na sociedade. “A escolha dessa temática surgiu a partir da observação do nosso cotidiano de trabalho. Temos identificado um crescimento significativo no número de atendimentos relacionados a situações que envolvem jogos de aposta, com impactos diretos na saúde mental das pessoas. Trazer esse debate para dentro da Secretaria é uma forma de alertar, orientar e promover o cuidado, reforçando a importância da prevenção e do olhar atento para esse fenômeno que vem se tornando cada vez mais presente na sociedade”, destacou.
Segundo a coordenadora do Projeto Meu Trabalho Me Faz Bem, Elaine Farias, o objetivo é promover a valorização do servidor e a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, empático e atento às dimensões emocionais que influenciam a qualidade de vida e o desempenho profissional. “Essa ação destaca a importância da conscientização sobre a saúde mental e do cuidado contínuo com o bem-estar emocional, incentivando o autoconhecimento, relações saudáveis e a responsabilidade coletiva”, disse.
A agenda será encerrada nesta quinta-feira (15), com mais um ciclo de palestras, com os temas “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental” e “Educação Financeira e Saúde Mental”, reforçando a importância do autocuidado, da organização da vida financeira e da adoção de escolhas conscientes como pilares para a promoção da saúde mental.



