
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) intensifica, entre os dias 19 e 23 de janeiro, as ações de vacinação contra o sarampo e a febre amarela com foco em profissionais do transporte e do turismo na capital paulista. O público, que mantém contato direto e contínuo com a população e visitantes de diferentes regiões, é considerado estratégico para a prevenção e o controle das doenças. A mobilização será reforçada com o Dia D de vacinação, em 24 de janeiro.
Desde o dia 12 de janeiro, foi intensificada a vacinação contra o sarampo e a febre amarela com ações estratégicas em locais de grande circulação de pessoas, como estações, shoppings, terminais de ônibus e estações de metrô. Confira a lista completa das datas e locais com as ações de vacinação: https://prefeitura.sp.gov.br/documents/d/saude/intensificacao-sarampo-datas-e-locais-v2
Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto contra o sarampo e a febre amarela devem iniciar ou completar a imunização, especialmente aqueles que vivem, circulam ou trabalham na capital paulista, em áreas com maior fluxo de pessoas e com registro de transmissão das doenças.
Manter a vacinação em dia é essencial para a proteção individual e coletiva, principalmente de pessoas que não podem ser vacinadas, como indivíduos imunocomprometidos ou com contraindicações. A vacinação é uma das principais estratégias para prevenir surtos e epidemias de doenças imunopreveníveis.
No ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já em relação à febre amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos no estado, com 34 óbitos.
Dúvidas sobre vacinação?
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.