
O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar ganha um novo formato em 2026. Os municípios-sede do evento foram definidos considerando o potencial produtivo, turístico rural e de base comunitária das regiões, reconhecendo o turismo rural como importante vetor de desenvolvimento territorial, geração de renda e valorização cultural.
A iniciativa é realizada pelas secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços (Sedics), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), e é uma importante estratégia para ampliar os espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Em 2025, a primeira edição do circuito reuniu 93 cooperativas, 57 associações e mais de 100 empreendedores individuais que negociaram seus produtos diretamente com o consumidor final. O secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, explica que este ano a proposta vai além de mostrar a vitrine da produção do campo, promovendo uma conexão entre os produtores com o setor privado das redes hoteleiras, de bares e restaurantes.
“Estamos adotando o modelo de percorrer as regiões, realizando as feiras nos municípios com maior potencial turístico em Alagoas. A ideia é que os produtos possam ser conhecidos pelos turistas, valorizando a produção regional e valorizando a cultura local e, ainda, realizar rodas de conversa para que os agricultores possam atender melhor o seu público final”, destacou Targino.

Para o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics, Benedito Júnior, o circuito fortalece diretamente a economia solidária e o modelo cooperativista no estado. “Essa iniciativa integra produção, organização coletiva e mercado, consolidando as cooperativas e associações como protagonistas do desenvolvimento regional. Ao aproximar a agricultura familiar do turismo e do comércio, estamos promovendo inclusão produtiva, geração de renda e sustentabilidade”, destacou.
Nesta edição, o circuito vai percorrer os municípios-polo de Piranhas e Delmiro Gouveia (Alto Sertão); Santana do Ipanema (Médio Sertão); Palmeira dos Índios e Mar Vermelho (Planalto da Borborema); Penedo (Baixo São Francisco); Maragogi e Porto de Pedras (Litoral Norte); Murici (Mata Alagoana).