
Com mais de 2.500 aparelhos roubados ou furtados recuperados, o Programa Celular Seguro Alagoas realizou, na tarde do último domingo (18), uma ação educativa visando conscientizar a população sobre a importância do serviço, que já restituiu 1.800 bens aos verdadeiros proprietários e tem colaborado com a redução da criminalidade no estado.
A mobilização aconteceu na Avenida Sílvio Viana, na Ponta Verde, um dos locais mais movimentados da capital, principalmente aos fins de semana. O intuito da panfletagem foi explicar de forma objetiva como o programa funciona e também orientar pessoas que podem ter tido o celular recuperado, mas ainda não sabem.

Cerca de 700 aparelhos ainda não foram devolvidos às vítimas e estão disponíveis para restituição na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Confira a lista com os nomes aqui. https://seguranca.al.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/Edital-Celular-Seguro-n.06.pdf
O Celular Seguro foi lançado em janeiro de 2025 e já se consolidou como referência nacional na devolução de aparelhos com restrição. Além de restituir os bens, o Programa tem como objetivo combater o comércio ilegal de celulares, um dos pilares dos crimes de roubo e furto no país
Segundo a gerente interina do programa, Karolinne Villanueva, a ação na orla foi importante para alcançar pessoas que ainda não conheciam o Celular Seguro e também para reforçar a divulgação da nova lista de convocação para devolução dos aparelhos.

"O Celular Seguro tem como objetivo recuperar celulares furtados, roubados ou perdidos, por meio da notificação dos aparelhos e da devolução voluntária. Com isso, conseguimos devolver esses celulares aos seus verdadeiros donos. A ação realizada na praia busca justamente levar esse conhecimento a quem ainda não conhece o programa e mostrar ao cidadão que é possível recuperar um aparelho que foi tomado em um assalto, por exemplo. Também reforçamos a importância do registro do boletim de ocorrência e da atualização dos dados do celular, etapas fundamentais para viabilizar a restituição e garantir mais segurança para todos", disse a gerente.
A mobilização contou com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), por meio das equipes do Programa Ronda no Bairro.
A SSP orienta que, para retirar o celular, o dono deve ir até a sede da Secretaria com um documento oficial com foto e informar o número do IMEI do aparelho. As convocações também são feitas pelos canais oficiais do programa, por meio do WhatsApp 0800 729 4593 e (82) 98752-2597.
