
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (21), um evento de capacitação sobre as tratativas de disponibilização do implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel para evitar gravidez não programada, popularmente chamado de implanon.
A iniciativa contou com representantes da Sesau, Secretária de Primeira Infância (Secria) e dos municípios de Marechal Deodoro, Rio Largo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Coruripe, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maceió que representam a maior concentração populacional de Alagoas.
![]()
Segundo a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, o novo método é avaliado como de alta eficácia. “A utilização deste método pode prevenir a gravidez não planejada por 3 anos, o que garante mais liberdade para a mulher”, destacou.
.jpeg)
A superintendente explicou que o método já está disponível, e as pessoas interessadas podem ter acesso a este contraceptivo através das Unidades Básicas de Saúde dos municípios e unidades que atuam no Programa Saúde na Família. “As mulheres interessadas serão avaliadas pela equipe de profissionais médicos e de enfermagem, que são responsáveis pela colocação e monitoramento do dispositivo”, informou.
![]()
Já o secretário executivo da Secria, Gustavo Phillipe, lembrou que esse é um momento importante para o planejamento familiar e segurança clínica das mulheres alagoanas. “Ao disponibilizar um método mais moderno e seguro de contraceptivo para as mulheres alagoanas, a união entre governo federal, estadual e municipais avança para a construção de uma realidade onde as famílias podem se planejar e assegurar mais saúde e qualidade de vida para todos”, reforçou o secretário.