
Aos 27 anos, a engenheira de dados Luana da Costa, moradora de Votorantim, interior de São Paulo, conquistou algo que vinha sendo adiado desde os 18: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “O motivo não era falta de vontade, mas de oportunidade”, diz. Na época, o custo e o tempo exigidos pelo processo acabaram empurrando o sonho para depois. Hoje, Luana é a primeira habilitada do Estado de São Paulo a conquistar a CNH a partir das novas regras de habilitação.
Sem nenhuma experiência ao volante, ela realizou 15 aulas práticas pela autoescola, o suficiente para ganhar confiança e avançar. A aprovação no exame prático veio em seguida, no dia 8 de janeiro. Em pouco mais de 20 dias após o início do processo, a CNH já estava em mãos. Hoje, Luana usa o carro para resolver as tarefas do dia a dia e circular pela cidade. “Só falta criar coragem para encarar a rodovia Castelo Branco. Enquanto isso, o esquema em casa mudou: agora sou eu quem dirige, meu marido vai no banco do passageiro”, brinca.
Marco de independência
A mudança no modelo da habilitação também acelerou a realização do sonho de Felipe de Paula, morador de Limeira, no interior do estado, que conquistou recentemente a primeira CNH (categoria B). Desenvolvedor e aluno no COTIL–Unicamp, ele precisava conciliar trabalho, estudos e o processo de habilitação – algo que, no formato tradicional, parecia difícil de encaixar na rotina.

Felipe chegou a iniciar o processo em uma autoescola no modelo convencional, mas decidiu migrar assim que conheceu o novo sistema. “Quando vi a oportunidade de mudar para a CNH Paulista, não pensei duas vezes. Entrei em contato com o SAC do Detran-SP , fui atendido bem e muito rápido”, relata.
O processo começou na última semana de novembro e acabou no dia 8 de janeiro, com aprovação no exame prático. “O fluxo foi muito mais rápido do que eu imaginava quando conversei com a autoescola no início. Além de realizar o sonho de dirigir, economizei tempo.”
Para o estudante, a CNH representa mais do que mobilidade. “Tirar a CNH é um marco de independência muito grande. Hoje, vou usar o carro tanto para o trabalho quanto para o lazer. Se dependesse da burocracia do modelo antigo, eu ainda estaria no meio do caminho. Agora, consegui dar esse gás e conquistar a habilitação para começar o ano com vida nova”, finaliza.
CNH Paulista
O Detran-SP vem implementando gradualmente as mudanças previstas na nova regulamentação, com foco na digitalização de etapas, redução de custos e ampliação do acesso à CNH. As informações oficiais sobre o novo modelo, etapas do processo, regras e orientações ao cidadão estão disponíveis na página da CNH Paulista .