
Ações operacionais de rotina desenvolvidas pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) finalizaram com flagrantes em regiões distintas do estado.
No sábado (24), em Arapiraca, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por meio do Pelotão Montado (Cavalaria), apreendeu 31 pedras de crack; 21 bombinhas de maconha e sete porções de cocaína. A equipe realizava rondas ostensivas no Bosque das Arapiracas quando avistou dois indivíduos sentados nas proximidades da fonte. Ao perceberem a aproximação da guarnição, ambos demonstraram visível nervosismo e fizeram menção de se levantar.
Durante abordagem e busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas ao verificar a mochila de um deles, o material ilícito foi encontrado. Diante dos fatos, com o apoio da guarnição do supervisor, ambos foram conduzidos à Central de Polícia Civil para lavratura dos procedimentos cabíveis.
Neste domingo (25), na zona rural de Delmiro Gouveia, um homem de 22 anos foi preso pelo 9º BPM, na localidade conhecida como Assentamento Boa Vista. Com ele, os PMs apreenderam um revólver calibre 32 com numeração suprimida; uma espingarda do tipo “soca-tempero” e seis munições calibre 32 intactas.
A guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) foi acionada para prestar apoio ao comando de Rondas Especiais (Rondesp) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) em uma ocorrência de posse ilegal de arma de fogo.
Por volta das 23h, equipes da coirmã do estado vizinho realizavam patrulhamento tático no bairro Rodoviário, em Paulo Afonso (BA), quando receberam informações de populares de que dois indivíduos estariam transitando em uma motocicleta Honda, de cor preta, em atitude suspeita.
Diante da denúncia e com os detalhes sobre os suspeitos, foram feitas diligências e interceptação da dupla. Inicialmente, nenhum material ilícito foi encontrado. Ao ser questionado sobre a arma de fogo, um dos abordados revelou possuir duas armas, que estariam guardadas em uma roça localizada no assentamento, em Delmiro Gouveia. Como se tratava de território alagoano, a guarnição da PMBA solicitou apoio da PM-AL. No local indicado, foi feita a apreensão dos armamentos. O caso foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Delmiro Gouveia.
Na tarde de sábado, em Santana do Ipanema, o 7° BPM lavrou um TCO após receber uma denúncia sobre um indivíduo que estaria atemorizando transeuntes por estar possivelmente armado. O autor foi identificado, com sinais visíveis de embriaguez e forte odor etílico, além de fala arrastada e equilíbrio comprometido e um volume suspeito na cintura. Após a abordagem e a busca pessoal, constatou-se que se tratava de uma arma de pressão (airsoft), sem a ponta laranja ou vermelha (item de identificação obrigatória conforme legislação específica).
O autor relatou que adquiriu a pistola de airsoft de um terceiro e que, após a compra, passou a consumir bebida alcoólica. Sob efeito de álcool e com o simulacro na cintura, foi até a feira local. Tal conduta configura a contravenção penal, tendo em vista que a embriaguez em via pública, associada à ostentação de simulacro que dificulta a distinção de armamento real, representa risco à segurança própria e de terceiros, além de potencializar situações de pânico social e confronto. Diante dos fatos, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Em Porto Real do Colégio, no sábado, o 11º Batalhão lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e apreendeu 96 gramas de crack. Durante patrulhamento, um indivíduo demonstrou nervosismo e atitude suspeita ao perceber a aproximação da guarnição. Na abordagem, foi encontrado em seu bolso um pacote de fumo que continha nove pedras de crack. O homem admitiu a posse do entorpecente e afirmou que a substância seria para consumo pessoal.