
O programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), encerrou a participação na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos com resultados expressivos na emissão da Carteira Nacional do Artesão. Ao todo, foram emitidos 52 documentos durante o evento, finalizado no último domingo (25), no Centro de Convenções de Maceió.
Os atendimentos aconteceram no estande do Governo de Alagoas. Artesãos e artesãs de diversas regiões do estado se deslocaram até o local para garantir o documento, essencial para o reconhecimento profissional e para o acesso a políticas públicas e oportunidades de comercialização.

Além da emissão das carteiras, a equipe do Alagoas Feita à Mão também orientou os visitantes sobre o edital anual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que está com inscrições abertas até 19 de fevereiro. Muitos artesãos procuraram o espaço para sanar dúvidas sobre os critérios de participação e as etapas do processo seletivo.
A gerente de design e artesanato, Anne Ferreira, destacou a importância da ação durante o evento. “Na Feira dos Municípios, conseguimos ampliar a formalização dos artesãos, orientar sobre o programa e os editais, além de fortalecer o diálogo com os municípios, alinhando ações e parcerias para expandir as oportunidades do artesanato em todo o estado”, afirmou Anne.
.jpeg)
O edital do PAB contempla a participação em cinco grandes feiras nacionais: o Salão do Artesanato de Brasília, o Salão do Artesanato de São Paulo, a Fenearte, a Fenacce e a Arpoarte.
Mais informações sobre o edital e sobre a emissão da Carteira Nacional do Artesão podem ser obtidas no Centro de Referência do Artesanato, na Praça dos Martírios (ao lado do Palácio do Governo) e no site da Serfi e nos perfis da Serfi e do Alagoas Feita à Mão, no Instagram.