
Agentes sociais de proximidade do programa Ronda no Bairro atenderam, ao longo do domingo (1º), três ocorrências envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitaram de acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos humanizados realizados por psicólogos e assistentes sociais do programa.
O primeiro caso foi registrado no início da manhã, no município de Rio Largo, após uma guarnição operacional acionar a equipe social ao encontrar um homem de 35 anos, morador de um conjunto habitacional às margens da BR-101. Ele apresentava falas desconexas e relatava estar sendo perseguido e ameaçado por indivíduos próximos à sua residência.
Durante o atendimento, o homem informou que havia saído de casa por volta das 23h do sábado e que permaneceu escondido em meio à vegetação durante a madrugada. A equipe social realizou escuta qualificada e tentou contato com familiares, sem êxito, já que ele não conseguia fornecer um número de telefone válido. Posteriormente, foi constatado que o homem já havia sido preso por homicídio, fazia uso de substâncias ilícitas e possuía histórico de transtornos mentais, estando há algum tempo sem utilizar a medicação controlada e sem comparecer ao CAPS nos últimos meses.
Diante do quadro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou o encaminhamento do homem ao Hospital Ib Gatto Falcão, onde permaneceu internado para acompanhamento médico.
Orla de Maceió
Já durante a tarde de domingo, na orla marítima da Ponta Verde, em Maceió, a equipe social foi novamente acionada por uma guarnição operacional após um homem de 37 anos abordar os agentes de proximidade em frente ao Marco dos Corais, solicitando ajuda. Segundo relato, ele veio de Salvador (BA) em busca de emprego, mas, sem conseguir colocação, passou a viver em situação de rua.
Após levantamento de informações e contatos telefônicos, os psicólogos e assistentes sociais conseguiram viabilizar uma vaga em um abrigo localizado no bairro do Poço, para onde o homem foi conduzido e acolhido.
O terceiro atendimento do dia também ocorreu nas proximidades do Marco dos Corais, envolvendo um homem de 37 anos, natural de Recife (PE). Ele relatou estar em situação de rua há um dia, após a separação da companheira, motivada pelo uso abusivo de álcool. Diante da situação, a equipe social viabilizou vaga no mesmo abrigo do bairro do Poço e realizou o deslocamento até a casa de passagem, onde foi devidamente acolhido.
 (3).jpg)
.jpg)
 (1).jpg)
 (2).jpg)