
Apontada como uma das obras mais esperadas da Região Metropolitana de Maceió, a implantação das vias duplas da AL-102 Norte chegou a 86% do processo de conclusão em seu primeiro trecho, iniciando a pavimentação.
Buscando cumprir o prazo de entrega obedecendo os períodos chuvosos que paralisam os trabalhos entre abril e junho, as obras estão seguindo em ritmo acelerado, com a utilização de aproximadamente 70 máquinas trabalhando 24 horas por dia.
O primeiro trecho da implantação das vias duplas da AL-102 Norte, que liga o bairro de Guaxuma à Praia da Sereia, faz parte do grandioso pacote de investimentos para a Região Metropolitana de Maceió, que soma R$ 5 bilhões destinados a obras e serviços estruturais, atingindo 13 municípios.
A implantação completa promete ligar Maceió à Barra de Santo Antônio, uma extensão de 30 km de vias duplicadas. Este primeiro trecho, ligando Guaxuma à Praia da Sereia, possui 6 km de pavimentação e já deverá desafogar o trânsito de quem trafega pelo litoral Norte de Maceió.
Como explica o secretário Mosart Amaral, a obra representa um marco de mobilidade e desenvolvimento para Alagoas e cumpre uma determinação do governador Paulo Dantas. “A implantação de quatro vias, construídas do zero, foi um desafio aceito pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano, que estudou junto aos órgãos de licenciamento e ambientais os caminhos a serem trilhados para trabalhar com um empreendimento deste porte no estado”, assegura o gestor da Setrand.

A construção de uma nova estrada foi um atendimento a pedidos da população e também uma alternativa que reduziu custos de desapropriação e preservou prédios históricos existentes no traçado do primeiro planejamento de mobilidade para a região, que pretendia duplicar a via existente. Além disso, a implantação dessa via secundária permitirá também um tráfego mais rápido, devido a distância do trecho de áreas urbanizadas.
Para o superintendente de Obras de Grande Porte, Alberto Cruz Granjeiro, a implantação de Vias Duplas da AL-102 Norte é uma obra desafiadora, e é impreterível que a equipe técnica e de trabalhadores tenha até abril vencida as etapas de movimentação de terra e pavimentação para que até meados de julho desse ano o governo de Alagoas possa entregar o primeiro trecho em operação.
“Estamos empenhados para concluir esse primeiro trecho, ainda no primeiro semestre desse ano, para cumprir o calendário estabelecido pelo governo de Alagoas”, ressalta Alberto Cruz.