
O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Paraná, Leonildo Monteiro, visitou Alagoas para conhecer o Programa Novo Lar, Nova Vida, instituído pela Lei Nº 1799/2025, sancionada pelo governador Paulo Dantas, que oferece os auxílios Moradia e Novo Lar para pessoas que estão em situação de rua em Alagoas.
O coordenador esteve na casa de uma pessoa atendida pelo programa em Maceió, onde presenciou o acompanhamento multiprofissional feito semanalmente pela equipe do programa e conversou com a moradora. Leonildo também esteve na Secretaria de Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev), que coordena o Novo Lar, Nova Vida, onde foi recebido pelos secretários Ricardo Dória e Fernando Holanda.
"O importante é que se trata de uma lei estadual que garante esse recurso e que não é um paliativo. Fiquei muito feliz aqui, vim conhecer esse projeto e vou levar para o Paraná para convencer o nosso governador e os nossos prefeitos que criem leis que garantam moradias com dignidade, assim como acontece aqui em Alagoas", disse o coordenador do MNPSR no Paraná, Leonildo Monteiro, destacando também que foi muito bem recebido pelos secretários da Seprev e pelos integrantes do Movimento em Alagoas.
O Auxílio Moradia garante habitação digna por meio do aluguel social, que tem valor máximo de R$ 800. As casas alugados estão sendo entregues com enxoval para que as pessoas tenham condições de se manter no local. Os proprietários que têm interesse em alugar seus imóveis podem se cadastrar pelo link: https://seprev.al.gov.br/programa-novo-lar.
"Esse programa é resultado da decisão do governador Paulo Dantas de olhar com responsabilidade e sensibilidade para a população em situação de rua. O Novo Lar, Nova Vida transforma essa prioridade em política pública, garantindo moradia, acompanhamento e dignidade a quem mais precisa. Quando outros estados vêm conhecer essa iniciativa, fica claro que Alagoas está no caminho certo”, afirmou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
O programa foi criado depois da realização do 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas na capital e no interior com o apoio do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua, que tem sido um grande parceiro do Governo de Alagoas no trabalho desenvolvido para essa população.
“É muito Importante receber a visita do Leonildo Monteiro em Alagoas, principalmente para que ele veja o quanto o nosso estado tem avançado. Enquanto a gente luta em nível nacional por políticas viabilizadas por decretos, em Alagoas temos a lei fundamental que criou o Programa Novo Lar, Nova Vida e também o Ronda no Bairro que faz a proteção da população em situação de rua”, destacou Rafaelly Machado, alagoana que coordena o movimento nacionalmente.
Para Rafaelly, a vinda de um coordenador de outro estado para conhecer o programa mostra que Alagaos está servindo de exemplo.
“Leonildo veio para conhecer e buscar implementar essa política no Paraná. Então, sermos modelo para a região sul significa que estamos avançando nesse trabalho intersetorial com várias secretarias com um olhar sensível e humano, garantindo os direitos da população em situação de rua Alagoas”, concluiu a coordenadora.