
O Conselho de Administração do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) apresentou, nesta semana, sua nova composição, com a entrada do advogado Aldo Flores, especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. O Conselho é responsável por conduzir as políticas de licenciamento e controle ambiental no Estado, avaliando, com rigor técnico e jurídico, as atividades e os empreendimentos com base na legislação ambiental.
Com a mudança, a composição atualmente é formada por Flávio Barbosa Júnior, presidente, e pelos conselheiros titulares Aldo Flores e João Ademar Sena Alves Júnior.
“Estamos muito felizes com a chegada do Dr. Aldo Flores, uma pessoa competente, que certamente contribuirá de forma significativa com o julgamento dos processos administrativos aqui no Conselho de Administração”, destacou o presidente do Conselho, Flávio Barbosa Júnior.
Para Aldo Flores, a oportunidade de integrar o IMA é também nostálgica, pelo fato de seu pai ser funcionário da casa há mais de 40 anos. “Cresci dentro do IMA e, para mim, é uma grande honra hoje fazer parte do quadro. Estou bastante contente em participar desse conselho tão importante para o estado de Alagoas. Espero contribuir e complementar o trabalho que está sendo feito por Flávio e João”, afirmou.
Aldo Flores também é especialista em Sustentabilidade e Compliance e, atualmente, atua como coordenador de Gestão Ambiental no Porto de Maceió. Entre suas atuações, em 2019, trabalhou como Superintendente de Licenciamento Ambiental na Setrand e, em 2021, atuou como Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Belo Monte.
Sobre o Conselho de Administração do IMA/AL
Instituído pela Lei Delegada nº 49, de janeiro de 2023, em atendimento ao artigo 44 da Lei Estadual nº 6.787/2006 e ao Decreto nº 89.700, de 6 de março de 2023, o Conselho de Administração do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) é responsável por deliberar sobre temas estratégicos da política ambiental do Estado. Entre as principais funções está a análise e aprovação das licenças ambientais: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), que garantem que os empreendimentos estejam em conformidade com os requisitos técnicos e legais.
As reuniões do conselho ocorrem de forma ordinária duas vezes por semana, além de reuniões extraordinárias sempre que convocadas pelo presidente, o que garante agilidade na análise das demandas e na tomada de decisões importantes para a proteção ambiental do Estado de Alagoas.