
Entre marchinhas de Carnaval e muita animação, crianças, mães e profissionais participaram de uma ação carnavalesca que transformou o dia de atendimentos no Ambulatório de Retorno Maria Creuza Brito de Figueiredo, unidade vinculada à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), nessa quinta-feira, 12, em um momento de acolhimento, leveza e afeto. O bloquinho contou com a participação especial da trupe dos Palhaços de Propósito, parceiros da unidade, que com sensibilidade e ludicidade, levaram alegria aos pequenos pacientes e às famílias que acompanham de perto cada etapa do cuidado e da reabilitação.
Mais do que uma celebração, a iniciativa traduz a essência do trabalho desenvolvido no ambulatório. Para a gerente da unidade, a enfermeira Glória Barros, o cuidado vai além da assistência clínica. “Nosso ambulatório trabalha com acolhimento e se preocupa muito com o lado psicológico das mães. São mulheres que chegam aqui depois de histórias de expectativas, sofrimento e lágrimas, muitas vezes após longos períodos de internação dos filhos na UTI neonatal. Então tentamos compensar esse caminho comemorando datas importantes e proporcionando momentos de alegria. Trabalhamos a reabilitação da saúde, mas também a reabilitação emocional da criança e da mãe”, destacou.
Segundo Glória, ações como esta acontecem ao longo do ano e só são possíveis graças à união da equipe e às parcerias que fortalecem o cuidado humanizado. “Mesmo com dificuldades, a gente se soma, se une e tenta fazer algo diferente para essas famílias. Ver as crianças evoluindo, recebendo alta e sendo celebradas como vencedoras é uma emoção que não tem explicação. É um serviço que faço de coração”, completou.
Para as famílias, o impacto é imediato. A mãe Emily Vitória, que acompanha a filha prematura de três meses no ambulatório, destacou o acolhimento que recebe desde o nascimento da bebê. “Minha experiência foi maravilhosa desde a maternidade até aqui. Tudo que minha filha precisa encontra no ambulatório. Hoje esse momento de Carnaval foi muito bom, porque descontrai e foge da rotina. Tem gente que vem de longe e essa alegria anima nosso dia”, relatou.
Quem também ajudou a dar vida à festa foram os Palhaços de Propósito, representados pela Doutora Batata, que reforçaram a importância da ludicidade no ambiente de saúde. “É muito gratificante estar aqui novamente. A gente sabe que a espera pode ser cansativa, então trazemos música, brincadeiras e interação para transformar o ambiente. Brincamos com as mães, com as crianças e até com os profissionais. Nosso objetivo é tornar esse momento mais leve e cheio de alegria”, afirmou.
Entre confetes simbólicos, risadas e pequenas fantasias, o que se viu no ambulatório foi mais do que um evento festivo, foi um gesto coletivo de cuidado. Um lembrete de que mesmo em meio a tratamentos e acompanhamentos, o afeto e a alegria também fazem parte do processo de cura.





