
Instrutores de dez municípios alagoanos participaram, nessa quinta-feira (12), da Imersão Edge, atividade que integra as ações preparatórias para a implementação do OxeTech Academy, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) em parceria com Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Centro de Pesquisa Edge e Instituto de Tecnologia e Inovação Vertex. A iniciativa busca ampliar a qualificação na área de tecnologia no estado e descentralizar o acesso à informação em CT&I.
O evento reuniu cerca de 26 instrutores do OxeTech Lab e incluiu workshops conduzidos pelo Edge e pelo Instituto de Tecnologia e Inovação Vertex, além de visitas técnicas aos laboratórios do Centro de Inovação do Jaraguá e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A programação proporcionou contato com ambientes de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de momentos de integração entre os participantes.

Articulado ao programa de excelência acadêmica Edge Academy, o OxeTech Academy visa fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação em Alagoas, ampliando a formação tecnológica no estado, incluindo capacitações voltadas também a acadêmicos e profissionais da área, além da preparação de cerca de 1.500 alunos em áreas como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Empreendedorismo e Inovação e desenvolvimento de soft skills.
A integração entre os programas contribui para consolidar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no estado, ampliando a qualificação da mão de obra e as oportunidades de inserção profissional.

Para o presidente do Vertex, Jean Paul Neumann, a iniciativa aproxima o OxeTech dos centros de pesquisas. “Esse é um dos grandes diferenciais do programa: unir a experiência de vocês com a que já temos junto ao Edge Academy para construir uma proposta formativa mais completa, com possibilidades muito mais amplas para os alunos. De forma geral, trabalhamos com três eixos de capacitação – básico, intermediário e avançado – que estruturam essa jornada de aprendizagem”, afirmou.
Para a coordenadora do OxeTech, Mirella Rodrigues, a Imersão Edge possibilitou uma aproximação com os centros de pesquisa por meio das visitas técnicas e da troca de experiências entre os participantes.

“A Imersão Edge foi um momento fundamental de alinhamento e troca entre os instrutores, especialmente por reunir presencialmente representantes de todos os municípios do OxeTech Lab e por nos apresentar, de forma tão completa, o funcionamento do Edge e do Vertex, preparando para os próximos passos dessa parceria”, destacou.