
A Polícia Militar de Alagoas promoveu, nessa quinta-feira feira (12), uma série de fiscalizações em municípios do interior e da capital durante mais uma etapa da operação Onda Verde. A ação conduzida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu aves silvestres e uma arma de fogo.
A operação tem como objetivo o combate à manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro e práticas de caça irregular.
As diligências ocorreram nos municípios de Junqueiro, Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, Porto Calvo e Maceió.
Ao todo, foram apreendidos 62 pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro. Também foram lavrados seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por crimes ambientais e registrado um flagrante por posse irregular de arma de fogo.
No povoado Sapucaia, zona rural de Junqueiro, a equipe do BPA apreendeu 20 aves silvestres que estavam sendo mantidas ilegalmente. Durante a mesma ação, os policiais localizaram uma espingarda de calibre 32, acompanhada de seis munições, sendo quatro recarregadas e duas deflagradas.
No local, foram lavrados auto de prisão em flagrante e auto de exibição e apreensão. Os animais resgatados serão conduzidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para os procedimentos cabíveis.