
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), passou a oferecer atendimento com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio do Nise Conecta, serviço digital de orientação técnica ao contribuinte.
Criado para aproximar o cidadão da administração tributária estadual, o Nise Conecta permite o agendamento de reuniões por videochamada com auditores fiscais, garantindo orientação técnica personalizada.
Com a nova funcionalidade, pessoas surdas poderão solicitar, no momento do agendamento, o acompanhamento de intérprete de Libras, assegurando comunicação clara e efetiva durante todo o atendimento.
A superintendente de Cidadania Fiscal e Atendimento da Sefaz, Ana Karla, destacou que a medida fortalece o conceito de cidadania fiscal ao ampliar o alcance dos serviços públicos. Além de consolidar mais um passo na construção de uma gestão pública acessível e comprometida com a inclusão.
“Ampliar canais de atendimento significa, sobretudo, assegurar que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, com igualdade de acesso às informações e aos serviços fazendários. Por isso, quando falamos em cidadania fiscal, falamos também em pertencimento. Não basta oferecer o serviço, é preciso assegurar que ele seja acessível. A inclusão do intérprete de Libras no Nise Conecta é um passo importante para que todos tenham atendimento”, afirmou.
O suporte será viabilizado pelo Centro de Intérpretes de Libras, vinculado à Secdef, responsável por disponibilizar os profissionais que atuarão de forma integrada às reuniões virtuais. A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, ressaltou que a acessibilidade deve ser tratada como prioridade permanente.
“A acessibilidade precisa estar onde as pessoas estão. Por meio da atuação transversal e intersetorial entre a Secdef e a Sefaz, com a presença da Central de Interpretação em Libras (CIL) nos atendimentos, garantimos a tradução e a interpretação em Libras. Uma iniciativa que assegura o acesso pleno aos serviços públicos, promove a autonomia da pessoa surda e fortalece direitos e cidadania, respeitando as especificidades e as necessidades de cada cidadão”, enfatizou.
Como solicitar
No momento do agendamento da reunião no Nise Conecta, o usuário deverá informar a necessidade de atendimento em Libras. A partir dessa indicação, a equipe técnica organizará a participação de um intérprete para o dia e horário agendados.
Para a solicitação, o usuário deve acessar a atendente virtual Nise, disponível no site da Sefaz ( sefaz.al.gov.br ) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). Em seguida, selecione a opção “Agendamento” e, em seguida, “Atendimento por Videochamada”. Depois, deverá escolher o tema do pedido e preencher os dados de identificação.
É essencial apresentar uma breve descrição, permitindo que a equipe se prepare, além de indicar três opções de datas e turnos disponíveis, para facilitar o agendamento conforme a disponibilidade da Sefaz e do profissional, garantindo maior flexibilidade no atendimento.