
O Departamento Estadual de Aviação (DEA) concluiu, nesta terça-feira (17), a Operação Carnaval 2026, realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Durante os cinco dias de operação, foram registradas 27 ocorrências em Alagoas.
A operação contou com cinco aeronaves, sendo quatro helicópteros e um avião, empregadas em ações de policiamento aéreo, monitoramento preventivo, resgates e transferências aeromédicas.
A atuação ocorreu de forma integrada com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
Durante a operação, nove pessoas foram atendidas. Desse total, seis vítimas foram resgatadas em ocorrências de afogamento e três vítimas foram atendidas em acidentes automobilísticos, incluindo o resgate de uma adolescente de 13 anos na AL 220, encaminhada ao Hospital Geral do Estado.
Na área de segurança, as aeronaves realizaram patrulhamento e 34 voos preventivos e de monitoramento em regiões de grande concentração de público, incluindo praias, rodovias e blocos carnavalescos. A estratégia operacional garantiu cobertura aérea em todo o território alagoano, abrangendo os 103 municípios do estado.
De acordo com o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro, o planejamento antecipado foi determinante para os resultados alcançados.
“Trabalhamos com integração e presença constante durante todo o período. A estrutura montada permitiu apoiar as forças de segurança e garantir suporte rápido nas ocorrências de maior gravidade”, afirmou.
Ainda segundo Madeiro, a Operação Carnaval 2026 foi concluída na terça-feira (17), mas todo o aparato do DEA está mantido até este domingo (22). “Muitos turistas e alagoanos ampliam as comemorações até o fim de semana pós-carnaval. Por isso vamos nos manter atentos”.
Para a coordenadora de Integração Aeromédica do DEA, tenente-coronel Elaine Monteiro, a consolidação da base de Arapiraca durante o Carnaval fortaleceu a atuação no interior do estado.
“Ampliamos nossa capacidade de atendimento no interior, permitindo deslocamentos mais eficientes e maior agilidade no encaminhamento de pacientes para unidades de referência”, destacou.
O diretor-técnico de Operações, tenente-coronel Maikel Araújo, ressaltou o impacto da presença aérea em alinhamento com o planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL).
“Durante o Carnaval, atuamos em áreas de grande circulação de pessoas, apoiando operações integradas e contribuindo para um ambiente mais seguro para a população”, afirmou.