
A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo colocou neste domingo (22) o Ônibus SP Por Todas na passagem dos megablocos do carnaval de rua na região do Parque Ibirapuera, zona sul da capital, para conscientizar sobre a importância da proteção das mulheres.
A unidade móvel ofereceu acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres em busca de apoio durante a folia.
“A proteção das mulheres é prioridade do Governo do Estado. Estar presente nos megablocos é reafirmar que nenhuma mulher está sozinha: nossa equipe oferece acolhimento, orientação e encaminhamento imediato, garantindo resposta rápida e humanizada para que segurança e respeito façam parte da diversão”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Dra. Adriana Liporoni.

O ônibus funciona como ponto de atendimento especializado em meio à grande circulação de pessoas, com equipe preparada para escuta qualificada, informações sobre direitos, suporte psicossocial e direcionamento à rede de proteção, quando necessário. O objetivo é garantir resposta rápida a situações de assédio, importunação ou qualquer forma de violência contra a mulher.
A estrutura também atua de forma preventiva e educativa, ampliando a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres e reforçando a mensagem de que diversão e respeito devem caminhar juntos, especialmente em eventos de grande porte.
Equipes da Secretaria de Políticas para a Mulher levaram ainda a bandeira do movimento SP Por Todas e mensagens de conscientização, combate ao assédio sexual e proteção às mulheres e distribuíram adesivos do protocolo Não se Cale e do app Mulher Segura, que permite registro de boletins de ocorrência 24 horas.

As ações de conscientização e divulgação do movimento SP Por Todas começaram no pré-Carnaval e se estenderam nos dias de Carnaval , com a bandeira do movimento SP Por Todas percorrendo o Sambódromo e blocos de rua da capital. Equipes da Secretaria de Políticas para a Mulher também levaram a bandeira do movimento e mensagens de conscientização, combate ao assédio sexual e proteção às mulheres.
Além disso, foram distribuídos panfletos do protocolo Não se Cale e adesivos que incentivam o uso do aplicativo Mulher Segura . O app conta ainda com botão do pânico, que pode ser acionado por mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata.

Paralelamente, a Polícia Civil intensifica o combate à violência de gênero com o reforço da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Móvel . Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência também contaram com atendimento especializado neste final de semana em blocos na zona oeste e zona sul da capital, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML).

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas. Entre as soluções está o aplicativo SP Mulher Segura , que conecta a mulher diretamente à polícia em casos de risco, além da ampliação de serviços especializados em todo o estado.

