Em continuidade as ações referentes ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual em crianças e adolescentes, representantes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Secretaria de Saúde, se reuniram, na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, em uma Live que debateu o seguinte tema: Alerta sobre Prevenção à Violência Sexual.
Estiveram participando a Coordenadora do Creas, Elvira Rosa, a Psicóloga do Creas, Anny Teixeira, a Assistente Social do Cras, Aneliza Souza, o conselheiro tutelar, Douglas Macedo e a Secretária Adjunta de Saúde, Rafaela Santos.
Durante a live cada um dos representantes ressaltou sobre as funções de seus respectivos setores frente ao combate à violência sexual em crianças e adolescentes, e na oportunidade, foi feito um alerta sobre os principais comportamentos a serem observados em suspeita de abuso.
Segundo o Conselheiro Tutelar, Douglas Macedo, em Piaçabuçu há cerca de cinquenta casos em situação de suspeita de abusos sexuais tanto em crianças como adolescentes.
“É preciso ficarmos alertas a pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Se a criança de repente ficou muito quieta, e não é o comum dela, atente-se! E o mais importante não se cale, procure um dos órgãos competentes ou disque 100”, alertou o conselheiro tutelar.
Para a Psicóloga Anny Teixeira, o abusador, em sua maioria, pode ser alguém próximo a vítima, desde de dentro da própria família aos amigos e vizinhos.
“Um dos perfis de abusadores normalmente são pessoas que quando crianças foram abusadas, e o trauma não tratado causa o comportamento, ou são pessoas próximas às vítimas, mas independente da situação é de extrema necessidade que fiquemos atentos às nossas crianças e adolescentes e principalmente que não nos calemos. Se não quiser se expor é só ligar no Disque 100. Não sejamos coniventes, mas façamos a diferença!”, frisou ela.
Em caso de suspeitas de abusos contra crianças e adolescentes procure um dos órgãos responsáveis e denuncie, se preferir disque 100, mas não se cale.
Mín. 23° Máx. 27°