Terça, 16 de Abril de 2024
24°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Confira programação gratuita com curadores no Museu de Arte da Bahia

Serão realizadas ações abertas para que o público conheça os trabalhos artísticos e debata sobre o campo. Ao todo, são quatro encontros com curador...

22/11/2022 às 19h40
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Bahia
Foto: Reprodução/Secom Bahia

A exposição coletiva da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia pode ser visitada até o dia 27 de novembro, no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. Ela reúne 42 obras de artistas visuais baianos, que podem ser vistas de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e, aos finais de semana, das 13h às 17h.

Serão realizadas ações abertas para que o público conheça os trabalhos artísticos e debata sobre o campo. Ao todo, são quatro encontros com curadores e galeristas brasileiros com o intuito de apresentar a produção artística baiana das artes visuais e, assim, promover trocas entre os convidados, artistas participantes da exposição.

Nos dias 23, 25 e 26 de novembro, as pessoas poderão participar do projeto Partilhamentos, que reunirá curadoras e curadores convidados de diferentes partes do país. O programa busca abrir reflexões em torno do fazer, perceber e potencializar a obra artística produzida em um cenário atravessado por questões que afetaram o controle frente às atuais dinâmicas culturais, sociais, políticas.

No dia 23 de novembro (quarta-feira), das 14h às 18h, será feita a leitura de portfólios com os quatros curadores convidados, sendo 30 minutos dedicados a cada artista pré-inscrito. Neste mesmo dia, das 18h30 às 20h, será realizada  uma roda de conversa aberta aos artistas, com a galerista Antônia Bergamim (SP) sobre o tema “Bastidores do mercado de arte”.

Debate – Estrutura do mercado de arte a partir das diferenças entre o mercado primário e secundário, tendo neste cenário os artistas jovens, seus meios de carreira, sem deixar de lado os artistas maduros e seus espólios. Na ocasião, Antônia falará da trajetória de curadora também como galerista e como essa relação entre artistas e galeria fez surgir a Galatea. Ela fará, ainda, um panorama da proposta da Galeata bem como de seu programa e estratégia da galeria; 

No dia 25 de novembro (sexta-feira), das 14h até às 18h, terá leitura de portfólios, sendo 30 minutos dedicados a cada artista inscrito. Das 18h30 até às 20h, haverá roda de conversa aberta aos artistas inscritos ou não no programa da Leitura de Portfólios, com o curador Bitu Cassundê sobre o tema “Bandeira e a viajeira curiosidade cearense”.

Debate – O pesquisador Bitu Cassundé discute por meio das relações com o lugar, o entorno e o cotidiano, como Antonio Bandeira reconfigurou diferentes mundos, distintos nordestes, por onde entra e sai o Ceará, entre o território da saudade e o desejo de voltar;

No dia 26 de novembro (sábado), das 14h até às 15h, haverá a roda de conversa aberta aos artistas inscritos ou não no programa da Leitura de Portfólios, com o curador Orlando Maneschy sobre o tema “Experiências para o comum: processos compartilhados, irrupções e o giro decolonial”.

Debate – Partimos de algumas experiências desenvolvidas no âmbito da curadoria e da educação para conversar sobre a ativação de ambientes possíveis para trocas e operações que agreguem intervenções, desvios, giros decoloniais. Ao entender o campo do comum como um território para a construção de distintas formas de perceber e ativar a vida a partir de uma descolonização epistêmica, expor a ferida de nossa colonialidade e desenhar, no giro decolonial, caminhos para um porvir que atenda a existência dos seres na perspectiva de um bem viver.

Ainda no dia (26), das 15h30 às 16h30, terá roda de conversa aberta aos artistas inscritos ou não no programa da Leitura de Portfólios, com a curadora Clarissa Diniz sobre o tema “Curadoria como pedagogia: relato de uma experiência”.

Debate – Uma reflexão sobre as relações entre curadoria e pedagogia a partir do Programa de Formação e Deformação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

No dia 27 de novembro (domingo), das 15h até às 17h, será o encerramento dos Salões de Artes Visuais da Bahia, com bate-papo dos artistas participantes. Haverá, também, o lançamento do Catálogo da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia.

Faça pré-inscrição aqui.

SERVIÇO


Exposição Salões de Artes Visuais da Bahia

Quando: Até 27 de novembro – de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e, aos finais de semana, das 13h às 17h.

Gratuito

Fonte: Ascom Funceb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.