Terça, 16 de Abril de 2024
24°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Núcleo Luz abre inscrições para curso gratuito de experimentação em dança

Conteúdo do Ciclo I é desenvolvido para o período de três anos, duração máxima que cada jovem permanece matriculado

02/01/2023 às 13h55
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Estado de São Paulo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

De 9 a 23 de janeiro, o Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico de formação e experimentação em dança que faz parte do programa Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis -, recebe inscrições para o processo seletivo de 2023 do Ciclo I, curso gratuito de experimentação em dança.

Os candidatos devem ter entre 14 e 21 anos no ato da inscrição, residir na Região Metropolitana de São Paulo e ter alguma vivência em práticas corporais, podendo ser na área da dança, capoeira, esporte, teatro e/ou circo. Após a triagem das inscrições realizadas pelo site do Núcleo Luz, as pessoas que atenderem aos requisitos serão convocadas para a fase de testes práticos na sede do projeto, localizada no bairro Bom Retiro, agendada para os dias 1º e 2 de fevereiro de 2023.

A lista com os aprovados e a lista de espera serão divulgadas em 6 de fevereiro no site do projeto, e as aulas terão início em 6 de março. Os aprendizes aprovados podem permanecer no curso por, no máximo, três anos. E as convocações da lista de espera acontecem durante todo o ano, conforme a disponibilidade de novas vagas.

“No Ciclo I percebi minha evolução, o desenvolvimento da consciência corporal, conheci novas técnicas que não estavam disponíveis na minha região, conheci pessoas vindas de diferentes territórios, com bagagem nessa área ou tendo seus primeiros contatos com dança. Além de todo conteúdo disponível e dos professores renomados, o que me trouxe aqui também foi o acolhimento e o respeito pela minha identidade de gênero. No Núcleo Luz todos os corpos são bem-vindos”, conta Yuri Gabriel, 20 anos, atual aprendiz do Ciclo I.

No Ciclo I, os aprendizes participam de atividades e processos relacionados aos eixos prático (aulas de diferentes códigos de dança e práticas corporais), teórico (atividades voltadas para a introdução ao pensamento crítico) e transversal (atividades culturais e atividades relacionadas ao desenvolvimento de habilidades nas relações interpessoais). O curso tem carga horária aproximada de 20 horas semanais, com aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h, na sede do Núcleo Luz (Rua Talmud Thorá, 52, Bom Retiro, São Paulo/SP), além de eventuais atividades virtuais.

“Dentro desse universo, os jovens vão ter atividades e disciplinas relativas à linguagem da dança,ao estudo do corpo e do movimento, aulas teórico-reflexivas, socioculturais. Aprendizes do Ciclo I mergulham em uma experiência muito rica de aprendizados, de conteúdos e de integração”, explica Chris Belluomini, diretora artístico-pedagógica do Núcleo Luz.

Durante o ano letivo, que vai de março a novembro, aprendizes matriculados no Ciclo I recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 100,00 (cem reais), auxílio-alimentação, auxílio-transporte e, em caso de atividades virtuais, ajuda de custo para gastos com internet. Todos os cursos do Projeto Núcleo Luz são voltados preferencialmente a jovens de baixa renda. Para saber mais, acesse o site do Núcleo Luz e confira os editais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.