A prática regular de atividades físicas pode ser uma importante aliada nos cuidados com a saúde mental. O alerta é do professor Pedro Oscar, que lista benefícios como a redução do estresse e da ansiedade, além do controle do humor, em pessoas que praticam musculação, por exemplo.
De acordo com Pedro Oscar, é natural que as pessoas associem a musculação somente a benefícios estéticos ou de força. No entanto, ele alerta que o esporte é muito mais completo do que se imagina. “Já na primeira semana o indivíduo que começa a praticar musculação vai sentir uma melhora na disposição, no apetite, no sono, na atenção e na memória”, explica.
O professor destaca que a atividade física ajuda o corpo na produção de endorfina, um dos hormônios da felicidade. O esforço que o corpo faz na aula de musculação é capaz de reduzir e controlar os níveis de ansiedade a longo prazo.
Pedro Oscar acrescenta ainda que os exercícios de força e resistência podem ser prescritos no tratamento da depressão. “A atividade atua de duas formas distintas: promovendo a redução do sedentarismo, através da prática de atividade física, melhorando aspectos fisiológicos, como controle dos níveis de glicose, maior capacidade aeróbia, e melhoria no equilíbrio; benefícios psicológicos: relaxamento, redução na ansiedade e melhoria na saúde e diminuição no risco de depressão e, por fim, trazendo os benefícios sociais, uma vez que a musculação estimula a relação interpessoal, o relacionamento com outras pessoas”, pontua.
Eduardo Almeida Jornalista - MTE 1293/AL
(82) 99688-5063
SAÚDE MENTAL - A prática de exercícios físicos é um dos principais consensos entre a comunidade de pesquisadores que se debruçam sobre saúde mental. Em 2020, pesquisadores irlandeses da Universidade de Limerick divulgaram na revista Nature - um importante periódico na área da saúde - um estudo que concluiu que a prática de atividades físicas como agachamentos, levantamentos de peso e abdominais trazem benefícios para a mente. Um dos resultados da pesquisa é que a musculação pode ter um papel importante no controle da ansiedade humana, reduzindo ou até mesmo eliminando o uso de remédios ansiolíticos.
Continua após a publicidade