Domingo, 21 de Julho de 2024
22°C 25°C
Maceió, AL
Publicidade

Confira a programação de maio no Edifício Oswald de Andrade

Os visitantes poderão participar de imersão em realidade virtual, aulas de dança e contação de histórias O post Confira a programação de maio no Ed...

07/05/2024 às 09h07
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Em maio, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo preparou uma ampla programação cultural gratuita no Edifício Oswald de Andrade. Até o dia 31, das 10h às 21h, o público poderá conhecer a exposição “Grafites em Telas – Especial Rita Lee”. Com obras inspiradas nos maiores sucessos da “Rainha do Rock Brasileiro”, 15 talentosas grafiteiras trazem suas interpretações culturais diretamente do muro para as telas.

Além disso, para aqueles que buscam experiências mais imersivas, haverá workshops de imersão em realidade virtual e tecnologias 4.0, em que será possível conhecer e vivenciar um pouco do que acontece nos cursos de tecnologia das Fábricas de Cultura.

Confira abaixo a programação completa:

  • Grafites em Telas – Especial Rita Lee

Inspirados nos maiores sucessos da “Rainha do Rock Brasileiro”, 15 grafiteiras retratam suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas. A programação é realizada pelas Fábricas de Cultura, gerenciadas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional. Entre as artistas, estão: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, Ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama.

Datas:até 31/5
Horário: 10h às 21h

  • Cineclube Mostra Holocausto no Cinema

De Tessalônica, Grécia, sob ocupação nazista, 96% da população judaica foi enviada para Auschwitz. O filme documenta as histórias anteriormente não contadas de alguns dos muitos jovens estudantes judeus que frequentavam a escola italiana Umberto Primo

Datas e horários: 18h30 às 19h50 nos dias 9/5, 10/5, 11/5

  • Sessões Pontos MIS

Exibição de filmes e documentários que enriquecem a experiência cultural

Datas e horários: 18h30 nos dias 16/5, 17/5, 23/5, 24/5, 30/5, 31/5 e 16h nos dias 18/5 e 25/5

  • Imersão em Realidade Virtual e/ou Tecnologias 4.0

Workshops práticos onde o público poderá conhecer e vivenciar um pouco do que acontece nos cursos de tecnologia das Fábricas de Cultura, como: realidade virtual, autômatos, robótica, drones e maker.

Data: 16/5, 17/5, 23/5, 24/5, 30/5, 31/5
Horário: 10h às 17h

  • Aulão de Forró com Tiago Paixão

Durante a oficina os participantes desenvolvem coordenação, ritmo, expressão corporal e aprenderão os passos básicos como o arrasta-pé, piseiro, movimentos de braços e corpo, giros e encaixe corporal e postura junto ao parceiro(a).
Data: 04/05, 11/05, 18/05, 25/05
Horário: 15h30 às 17h

  • Ensaio Aberto da São Paulo Companhia de Dança

Ensaio Aberto com trechos das coreografias de quatro coreógrafos brasileiros que integrarão o repertório das apresentações da Companhia na Europa (capacidade para 50 pessoas).
Data: 10/5
Horário: 11h30 às 13h30

  • Produção Teatral – Meios e Modos de Produção

O curso visa analisar, propor caminhos e soluções acerca dos desafios de viabilizar e administrar a construção de obras teatrais. Nos encontros do curso, serão abordados os seguintes temas: leis de incentivo, editais públicos e privados, cuidados com a burocracia na efetivação de um projeto teatral e sua prestação de contas, entre outros temas relevantes à produção de obra teatral.

Data: 16/5 a 6/6 – terças e quintas-feiras
Horário: 19h às 21h
Inscrições aqui

  • Laboratório Criativo em Projetos Multimídia

O laboratório prático propõe a criação de uma experiência em ambiente multimídia abordando técnicas e procedimentos que utilizem corpo e tecnologias da imagem e som. Abordagem de diferentes linguagens tais como: Performance art, Vídeo Mapping, Cenário Digital, Vídeo Instalação e Live Cinema.
Data: 16/5 a 6/6 – terças e quintas-feiras
Horário: 19h às 21h
Inscrições aqui

  • Treinamento Intensivo de Atuação

A oficina é um treinamento para atores que buscam se aperfeiçoar através de uma metodologia que se utiliza de um fluxo de exercícios e jogos pautados por uma atuação presentificada, tão importante na preparação de atuantes para séries, cinema e teatro. Com objetivo de oferecer uma experiência coletiva e também única, pois cada participante desenvolverá técnicas de criação e desenvolvimento de personagem, ação dramática x ação física e relação com o espaço, que o deixa apto a jogar, improvisar e criar com seus parceiros de cena.

Data: 15/5 a 29/5 – segundas e quartas-feiras
Horário: 14h30 às 18h30
Inscrições aqui

  • Oficina de Dança Clássica

Oficina com Beatriz Hack, ensaiadora e professora da São Paulo Companhia de Dança (capacidade para 25 pessoas).

Data: 25/5
Horário: 10h às 11h30

  • Contação de Histórias – O Trono do Daomé

Integrando a programação de ações extramuros realizada pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, haverá a realização de uma atividade de contação de histórias no mês de maio, como parte da programação cultural da Oswald de Andrade. Trata-se de um projeto voltado à oralidade, cuja proposta se dá por meio de contação de histórias. O projeto Aos Pés do Baobá objetiva trazer ao público contos africanos e brasileiros, cujo centro da ação são personagens negros e negras.

Data: 24/5
Horário: 10h às 11h

  • Contação de Histórias

Contação de Histórias e pintura dos desenhos de Anne Frank.

Datas e horários: Nos dias 11/5, 18/5, 25/5 das 11h às 12h30 e no dia 3/5, das 10h30 às 13h30 e das 14h às 16h

  • Grupos Musicais do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira – Emesp

O Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim foi criado com o objetivo de preparar jovens músicos para o mercado de trabalho. Por meio de um programa de capacitação e desenvolvimento de carreira, o Núcleo apresenta novas perspectivas de atuação e incentiva o aperfeiçoamento e o empreendedorismo musical. O primeiro edital lançado em 2020 selecionou 20 grupos de formações diversas para participarem de workshops sobre administração de carreira e produção musical, e ensaios sob a orientação de professores.

Data:10/5, 17/5, 24/5, 31/5
Horário: 14h30 às 15h15

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.