A escola estadual Dr. Sidrônio Augusta, promoveu a I Feira de Empreendedorismo Sustentável nesta quinta-feira 25 de setembro, das 14h às 17h, onde apresentou projetos inovadores, conectando empreendedores com a comunidade e conscientizando sobre o consumo responsável. O evento contou com a exposição de produtos e soluções sustentáveis, além de workshops com seis estandes sobre economia circular e sustentável.
Objetivos da Feira
· Estimular a inovação:
Apresentar e valorizar projetos e ideias que aliam a criatividade com a sustentabilidade tendo parceiros, a prefeitura de Santa Luzia do Norte com a Sala do Empreendedor, Secretaria da Indústria e Comércio.
· Promoverndo o empreendedorismo:
Incentivar a criação de negócios conscientes e o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora nos alunos.
· Conectar a comunidade:
Criar um espaço para que estudantes, empreendedores e investidores possam interagir e colaborar.
· Conscientizar sobre a sustentabilidade:
Educar o público sobre a importância do consumo responsável e o apoio a práticas sustentáveis.
Atividades e programação
· Exposição de projetos:
Os alunos dos cursos profissionalizantes de marketing, logística e administração foram empreendedores locais apresentando suas iniciativas e soluções sustentáveis.
· Workshops:
Ofertou-se workshops sobre temas relevantes como customização, luminária sustentável, decoração de papelão, alimentos reaproveitados, sabão e sabonetes ecológicos.
· Cultura local:
O evento também contou com apresentações culturais para valorizar a identidade regional. Como expositores, a escritora Lenon Passos e o poeta Pedão.
Impacto e futuro
A I Feira de Empreendedorismo Sustentável demonstrou que é possível empreender com propósito, gerando valor para as pessoas e o meio ambiente. A iniciativa contribui para formar cidadãos mais conscientes, autônomos e capazes de transformar ideias em negócios inovadores e responsáveis.
Idealização e objetivo
De acordo com os professores idealizadores Glaudston da Silva, Djanete Ferreira, Regina Acácio e Edvan Azevedo, o objetivo de uma feira de empreendedorismo na escola é desenvolver o protagonismo e as competências dos alunos, estimulando a criatividade, a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade financeira e social através da vivência prática da criação de produtos e serviços, desde a concepção até a venda, promovendo a integração de conhecimentos e a preparação para o mercado de trabalho.
Escola empreendedora
Foi nítido e primordial o empenho dos gestores João Pedro, Silvia Soares e Aldileide Alves, que reforçam o empreendedorismo nas escolas, onde se projeta o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida, como pensamento crítico, resolução de problemas, inovação e liderança, capacitando alunos a identificar oportunidades e transformar ideias em realidade, seja na criação de produtos/serviços ou em projetos sociais.
Pedagogia empreendedora
“A escola ajuda a formar pessoas capazes de identificar e aproveitar oportunidades, seja na criação de negócios ou na sua atuação dentro de organizações, desenvolvendo o empresariamento de si e contribuindo para o progresso social”. Afirmam Edlene Moraes, Paula Paiva e Germison Santos.
Participação da iniciativa privada
A feira contou com a presença de autoridades locais, secretária de Educação, secretária da indústria e Comércio, secretário de cultura e do secretário de finanças.
Também engrandeceu a feira, representantes das empresas Sucroquímica que oferece produtos com alto padrão de qualidade, registrados e regulamentados pela Anvisa. Para cada problema de limpeza, oferece uma solução. Outra empresa marcou participação, a Frango Favorito, com mais de 15 anos de história na avicultura, a empresa iniciou suas operações em 2015, marcando um novo capítulo para o setor avícola em Alagoas. Enfim, o empreendedorismo nas escolas sem dúvidas, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, da resiliência, da empatia e da comunicação.
Fotos e colaboração: Edvan Azevedo
® Todos os direitos reservados