Domingo, 28 de Setembro de 2025
20°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Prefeitura inaugura nova garagem exclusiva para o BRT em Paciência, na Zona Oeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da MOBI-Rio, inaugurou no domingo (28/09), em Paciência, a nova garagem do B...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
28/09/2025 às 16h05
Prefeitura inaugura nova garagem exclusiva para o BRT em Paciência, na Zona Oeste
Unidade é a maior de toda a rede, com capacidade para receber frota de 307 ônibus. Foto: Marcelo Piu

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da MOBI-Rio, inaugurou no domingo (28/09), em Paciência, a nova garagem do BRT na Zona Oeste. Esta é a quinta garagem exclusiva para ônibus do sistema BRT no Rio. As demais estão localizadas em Ramos, Cascadura, Curicica e Deodoro.

Continua após a publicidade
Anúncio

– Esse aqui é o primeiro de um ativo que a prefeitura vai passar a deter em toda a cidade. Uma das principais mudanças em relação ao sistema anterior é que as garagens pertencerão ao município. Não serão mais garagens privadas. Isso nos dá um poder maior de negociação sobre o sistema de transporte -, afirmou o prefeito Eduardo Paes, destacando a melhora na qualidade do serviço:

– A gente vê em pesquisa. A rejeição do BRT era de 80 ou 90 por cento. Isso se inverteu. Hoje, são 95 por cento de pessoas muito satisfeitas com o serviço prestado pela MOBI-Rio.

A nova unidade, na Avenida Cesário de Melo, tem área de 70.346 m² e capacidade para estacionar e executar manutenção preventiva e corretiva para uma frota de 307 ônibus, sendo 183 articulados e 124 padrons. O investimento foi de R$ 34 milhões. A estrutura tem importância estratégica para a operação do corredor Transoeste, pois permitirá concentrar toda a frota, incluindo a reserva técnica utilizada para dar agilidade à operação.

Para a secretária de Transportes, Maína Celidônio, entregas como essa garantem a qualidade do serviço prestado à população.

– Essa é a maior garagem do sistema, onde fazemos abastecimento, lavagem, manutenção e pintura dos veículos. E é a boa manutenção que faz com que a gente consiga produzir um serviço de qualidade por muitos anos -, garante.

No total, 150 funcionários atuam diretamente na unidade e serão alocados em turnos nos postos de trabalho da nova garagem, em Paciência. Além disso, cerca de 1.000 motoristas vão diariamente ao encontro dos veículos que operam na Transoeste, corredor que transporta o maior número de passageiros do Sistema, média diária de 237 mil passageiros (dias úteis).

– Essa garagem atende a toda operação da Transoeste, que é o corredor que carrega mais passageiros -, destaca Claudia Secin, presidente da MOBI-Rio.

A garagem de Paciência possui um Separador de Água e Óleo (SAO) com capacidade de 55m³. Com isso, 63% da água captada volta para a pré-lavagem dos ônibus da frota.

Inaugurado em 2012, o corredor Transoeste foi o primeiro corredor de BRT implantado na cidade do Rio e liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e a Campo Grande A Prefeitura entregou em 9 de dezembro de 2023 a nova Transoeste, que teve, no total, 59 quilômetros revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha do BRT reconstruídos em concreto.

A requalificação do corredor também contou com a transformação de quatro estações em terminais – Magarça, Pingo d’Água, Mato Alto e Curral Falso -, aumentando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto e mobilidade aos passageiros.

Com o objetivo de resgatar a eficiência do sistema e devolver uma boa prestação de serviço aos passageiros, a Prefeitura do Rio assumiu, em março de 2021, a gestão municipal do BRT. Naquela época, havia apenas 120 articulados circulando na Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. Além disso, 46 estações se encontravam fechadas.

A iniciativa resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as 120 estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil, com 17 estações, e dos terminais Gentileza, Deodoro, Magarça, Mato Alto e Pingo D’Água. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 731 ônibus.

Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade. Os cariocas voltaram a confiar no sistema BRT, administrado pela MOBI-Rio, e a média de passageiros diários cresceu de 150 mil em março de 2021 para 530 mil por dia, atualmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias