A Secretaria de Administração do Estado (Sead) realizou, nesta segunda-feira (29), o lançamento do Lidera Piauí, Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Governo do Piauí, com o objetivo de investir na capacitação de gestores da administração pública do Estado. O evento contou com a aula magna do doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, Michael França.
Com uma metodologia participativa, trilhas segmentadas por nível de liderança e conteúdos conectados à realidade da gestão pública, o programa foi idealizado para capacitar secretários, superintendentes, diretores, gerentes e demais gestores da administração direta, indireta, fundacional e autárquica do Governo do Piauí.
“Vamos finalizar 2025 com planos de trabalho na área de eficiência de gastos e de indicadores de governança. Esse programa é para que todas as lideranças se sintam parte desse processo. Ele foi constituído a partir da experiência que o governador Rafael Fonteles nos proporcionou de fazer gestão baseada em resultados, metas e indicadores”, destacou o secretário da Administração, Samuel Nascimento.
O diretor de Gestores da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, explica que, o evento desta segunda foi apenas o início do programa, que deve ser finalizado em dezembro deste ano. “Ao final, as equipes de cada secretaria vão entregar dois produtos: o primeiro é um plano de ação voltado para a eficiência orçamentária e o segundo é um plano de ação para a melhoria do índice de maturidade de governança, que é dentro dessa lógica de monitoramento do Governador do Estado. Ou seja, além da teoria, vamos entregar dois produtos práticos”, pontuou.