Segunda, 29 de Setembro de 2025
22°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Seasic realiza capacitação da Trilha Formativa da política Ser Criança em Aracaju

Encontro reuniu municípios da Grande Aracaju

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
29/09/2025 às 20h45
Seasic realiza capacitação da Trilha Formativa da política Ser Criança em Aracaju
Objetivo da Trilha Formativa de Monitoramento é dar suporte aos municípios que já implementaram o Plano Municipal pela Primeira Infância / Fotos: Ascom/Seasic

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta segunda-feira, 29, mais uma edição da Trilha Formativa da Primeira Infância, com representantes dos municípios da região metropolitana. O encontro ocorreu no auditório da Escola de Governo, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e faz parte do trabalho de monitoramento e execução da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança.
 
A Trilha Formativa promove a partilha de experiências e o acompanhamento das ações voltadas à primeira infância, em alinhamento com os planos municipais. “A Trilha é um excelente momento para desenvolver um olhar atento e sensível sobre o que está sendo realizado. Cada participante se torna multiplicador do cuidado e do desenvolvimento de ações para nossas crianças de zero a seis anos”, afirmou a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
 
Representante da Diretoria da Primeira Infância, Marister Alves, coordenadora de monitoramento da Trilha Formativa, explicou que a atividade foca o desenvolvimento prático: preenchimento de cronogramas, detalhamento de ações e definição de prazos de execução em cada município. “As equipes colaboram e trabalham em conjunto para refletirmos, ao longo da vigência dos planos, que são decenais, sobre como o monitoramento deve ser implementado, considerando as particularidades de cada localidade e as ações previstas desde a elaboração do plano”, destacou.
 
O objetivo da Trilha Formativa de Monitoramento é dar suporte aos municípios que já implementaram o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Com a Trilha, a Seasic também atua no gerenciamento do Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi) e no estabelecimento de metas e estratégias, possibilitando acompanhar o progresso das ações ao longo dos dez anos previstos.
 
Entre os cursistas, esteve a secretária adjunta do Planejamento de Santo Amaro das Brotas, Márcia Regina, que ressaltou a importância da construção coletiva: “Estamos aqui para aprofundar nossos conhecimentos. É para nossas crianças que buscamos aprender continuamente, especialmente sobre como cuidar. Esse é o objetivo que nos trouxe à Secretaria: aprimorar nosso trabalho com as crianças do município”.
 
Na ocasião, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barra dos Coqueiros, Edeneia Ramos, pontuou a relevância da colaboração intersetorial entre a Seasic, as prefeituras municipais e os Cras. “Considero este momento fundamental para estabelecermos diretrizes que orientarão a execução das ações do PMPI, reforçando a necessidade de trabalho conjunto e articulado para que o plano seja efetivamente implementado no município”, afirmou.
 
‘Ser Criança’
 
Lançada em dezembro de 2023, a Política Estadual da Primeira Infância está baseada na Lei nº 9.313/2023, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Como parte do plano de governo, a política visa promover o desenvolvimento integral e integrado de crianças de zero a seis anos, com abordagem intersetorial e multidisciplinar.
 
Com o ‘Ser Criança’, o Governo do Estado, por meio da Seasic, vem executando ações para o fortalecimento da política, entre elas a Trilha Formativa: Direito, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, que contempla o monitoramento dos Planos Municipais pela Primeira Infância em todo o território sergipano.

Continua após a publicidade
Anúncio
Coordenadora de monitoramento da Trilha Formativa, Marister Alves
Coordenadora de monitoramento da Trilha Formativa, Marister Alves
Secretária adjunta de Planejamento de Santo Amaro das Brotas, Márcia Regina
Secretária adjunta de Planejamento de Santo Amaro das Brotas, Márcia Regina
Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social da Barra dos Coqueiro, Edeneia Ramos
Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social da Barra dos Coqueiro, Edeneia Ramos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias