A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), está iniciando a pesquisa “Evidências de Validade de um Agente Conversacional Multimodal sobre Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O objetivo do estudo é desenvolver um assistente virtual que ofereça informações de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e cuidado em hepatites virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O assistente funcionará incorporado em aplicativos de mensagens Telegram e WhatsApp.
Para isso, a equipe de pesquisadores convida a população a participar da etapa inicial de construção do assistente conversacional, que proporcionará diálogo com uma Inteligência Artificial treinada por profissionais de saúde. Os interessados em colaborar neste projeto, podem se inscrever pelo formulário e assim ajudar a fazer ciência no Brasil.
Segundo a coordenadora da pesquisa, professora doutora Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, “É fundamental ouvir a comunidade desde o início da pesquisa, para que o assistente conversacional seja construído em diálogo com a população e realmente atenda às suas necessidades”.
O convite é aberto ao público em geral, mas a pesquisa busca especialmente a colaboração de grupos em situação de vulnerabilidade, como:
• pessoas em situação de rua;
• pessoas vivendo com HIV/Aids;
• travestis e transexuais;
• profissionais do sexo;
• homens que fazem sexo com homens;
• comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
A contribuição é simples e voluntária: basta preencher o formulário disponível no link abaixo para inscrição e participar das reuniões virtuais de construção dessa ferramenta com a equipe da Uece. Essa parceria com a comunidade será fundamental para orientar como o assistente virtual irá funcionar.
Clique aquipara participar da pesquisa