Quinta, 02 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Ônibus Lilás leva acolhimento e serviços para mulheres de Canavieira

O Ônibus Lilás, ação itinerante da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), esteve, nesta quarta-feira (1º), no município de Canavieira, onde real...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
01/10/2025 às 23h00
Ônibus Lilás leva acolhimento e serviços para mulheres de Canavieira
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Ônibus Lilás, ação itinerante da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), esteve, nesta quarta-feira (1º), no município de Canavieira, onde realizou atendimentos psicossociais, rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha e uma série de serviços em parceria com órgãos estaduais e municipais. A atividade ocorreu na praça central da cidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

A população participou ativamente do evento, refletindo sobre os impactos da violência de gênero e a importância da prevenção. Para a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Luciany Ferraz Osório, a presença do Ônibus Lilás reforçou o trabalho já desenvolvido no município.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“É uma ação fundamental porque o tema da violência contra a mulher precisa ser debatido durante todo o ano, não apenas em agosto. A população respondeu muito bem, interagiu e acolheu as informações repassadas. Tivemos a participação da saúde, com aferição de pressão e glicemia, emissão de documentos, atuação da Defensoria Pública e atendimento psicossocial. Foi um grande momento de integração e fortalecimento da rede de proteção”, destacou.

A enfermeira Andreia Azevedo, que atua na comunidade Várzea Grande, também ressaltou a importância da iniciativa para o acesso da população aos serviços. “A presença do Ônibus Lilás nos deixa muito felizes, pois proporciona mais dignidade à nossa comunidade. Muitas pessoas têm dificuldade em buscar atendimentos e, com essa ação, puderam resolver pendências de documentação, receber orientações jurídicas e participar das atividades. Foi um privilégio para todos nós”, afirmou.

Entre os serviços ofertados, estiveram emissão e atualização de documentos pelo Instituto de Identificação; aferição de pressão arterial e glicemia pelas equipes de saúde; e atividades lúdicas da cuidoteca do Programa Criança Feliz. Também participaram da ação a coordenadora do CRAS, Lidiane de Sousa Santana; a supervisora do Programa Criança Feliz, Dayana Porto Carneira; e a conselheira tutelar Jussara Duarte de Andrade.

O calendário do Ônibus Lilás segue com atendimentos nos seguintes municípios: Bertolínia, no dia 02/10, e em Guadalupe, no dia 03/10.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.