Com o objetivo de discutir sobre a linha de cuidado de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) recebeu na última terça-feira, 30, visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju. Vinculado à MNSL, o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (Crai/SE) realiza atendimento especializado com equipe multidisciplinar no atendimento a crianças e adolescentes de até 18 anos, vítimas de violência sexual.
Segundo o assessor técnico da Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Eduardo Carvajal, é importante fomentar o fortalecimento da linha de cuidado de violências contra crianças e adolescentes e a suas respectivas famílias. “Chegamos aqui para entender um pouquinho mais como está essa linha de cuidado no estado e como está o fluxo de notificações. Soubemos de inúmeras boas práticas aqui e houve um compartilhamento de informações. Vimos que coordenações diferentes conseguiram contribuir. Nosso intuito é futuramente fazer uma oficina junto com o Estado para que essas práticas aconteçam nos municípios e todos juntos possamos fortalecer a rede de cuidado”, informou.
A superintendente da MNSL e coordenadora do Crai, Lourivânia Prado, disse que foi importante a troca de experiências entre representantes da SES, onde foi discutido cada ponto de processo da linha de cuidado para esse público, o que deve ser melhorado para manter a qualidade do atendimento prestado, não só dentro do Crai, mas também na articulação com os municípios.
Além do técnico do MS também participaram da visita técnicas da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde da SES, técnicas da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju e da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira e gestores da MNSL. Eles visitaram as alas da maternidade e os setores do Crai.