Quinta, 02 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Inscrições para projeto ‘Sanfoneiras de Sergipe’ encerram na sexta-feira, 3

Iniciativa voltada exclusivamente ao público feminino irá ofertar aulas de sanfona gratuitas para 20 mulheres

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
01/10/2025 às 14h38
Inscrições para projeto ‘Sanfoneiras de Sergipe’ encerram na sexta-feira, 3
Iniciativa irá ofertar aulas de sanfona gratuitas para 20 mulheres / Foto: Ascom SPM

Encerra-se na próxima sexta-feira, 3, o período de inscrições para o projeto ‘Sanfoneiras de Sergipe, uma iniciativa inédita do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O projeto ofertará aulas de sanfona gratuitas para 20 mulheres, promovendo cultura, formação musical e empoderamento feminino. O formulário para inscrição pode ser acessado neste link .

Continua após a publicidade
Anúncio

Após o preenchimento do formulário, as candidatas passarão por entrevista com o professor e técnicos auxiliares. A lista com as candidatas selecionadas será divulgada no dia 17 de outubro, nos canais oficiais da SPM e da Funcap. Com duração de seis meses, a ação irá oferecer aulas práticas e teóricas divididas em duas turmas de 10 alunas cada, com idade a partir dos 18 anos.

Além de possibilitar a iniciação musical, o curso também prevê módulos intermediário e avançado em caráter continuado, com potencial para se consolidar como uma política pública de cultura de alta relevância para Sergipe. Além do ensino da música, o projeto busca fomentar a autoestima, inspirar e desenvolver a formação de mulheres, promovendo equidade, inclusão social e novas oportunidades.  

O ‘Sanfoneiras de Sergipe’ desempenha ainda um importante papel na salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, já que o forró foi reconhecido em 2021 como Patrimônio Imaterial Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao transmitir os saberes da tradição sanfoneira, o projeto fortalece a cultura popular e contribui para o fortalecimento de práticas que fazem parte da identidade nordestina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.