No período de 2 a 5 de outubro, o Governo do Maranhão co-realiza, junto ao Sistema Fiema, a edição 2025 da Expo Indústria. O evento, um dos maiores do segmento no Norte e Nordeste, chega para fomentar debates sobre o uso da Inteligência Artificial no desenvolvimento do setor industrial.
Neste ano são esperados mais de 50 mil visitantes nos dias de evento. Vários órgãos do Governo do Maranhão compõem os 250 expositores e apresentarão estratégias e programas de governo que fortalecem o Maranhão. A Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) estará na Expo Indústria, com o espaço institucional e o Armazém do Empreendedor do Maranhão.
No espaço institucional, os programas e ações coordenados pela secretaria serão apresentados ao público, a exemplo do Juro Zero, iniciativa voltada para micro e pequenos empreendedores formais ou informais, onde é possível solicitar créditos de até R$ 22 mil e ter os juros das parcelas totalmente pelo governo estadual.
Já o Armazém do Empreendedor do Maranhão chega com o formato clássico, trazendo o que o Maranhão tem de melhor em produtos e serviços, além de ser uma forte vitrine para as cadeias produtivas e para o empreendedorismo, trazendo investidores e clientes aos 55 empreendedores maranhenses participantes desta edição.
Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, a participação da Seinc na Expo Indústria reforça o compromisso da secretaria em apoiar quem investe, gera emprego e movimenta a economia.
“É uma oportunidade estratégica para o Maranhão mostrar sua força produtiva e a diversidade do nosso empreendedorismo. O nosso intuito aqui, além de aprender sobre o universo da inteligência artificial, é abrir portas, atrair parcerias e valorizar o talento do nosso povo, que é o grande protagonista do desenvolvimento do estado”, ressalta o secretário.
Neste ano, a Expo Indústria pretende movimentar cerca de R$ 320 milhões de reais em um ambiente voltado para a inovação.