A sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) recebeu nesta quarta-feira, 1, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento, realizado sempre na primeira quarta-feira de cada mês, tem se consolidado como um espaço de valorização da produção artesanal, de incentivo à economia solidária e de aproximação entre produtores e consumidores.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a feira vai além da venda de produtos, representa também inclusão produtiva e fortalecimento da cidadania. “A cada edição percebemos o quanto este espaço tem contribuído para transformar realidades. Aqui, pequenos produtores e empreendedores encontram uma vitrine para seus produtos, ampliam sua renda e fortalecem seus negócios. Além disso, a feira cria um ambiente de troca, de fortalecimento de vínculos e de valorização do trabalho feito com dedicação e afeto”, afirmou.
A empreendedora Emanuelle Pinheiro, que comercializa pudins de forma autônoma, ressaltou a importância do evento para ampliar seu alcance. “Participar da Feira da Agricultura Familiar é sempre uma ótima oportunidade para nós empreendedores. Eu, por exemplo, vendo meus pudins de porta em porta. Quando estou aqui com minha mesinha me sinto acolhida. Os clientes se aproximam, compram bastante e no final do dia sempre tenho um resultado muito positivo”, disse.
Além de apoiar empreendedores individuais, a feira também abre espaço para iniciativas sociais. A representante do Instituto Semeador e Sementes, Lígia, destacou que a participação tem contribuído para dar visibilidade aos projetos da instituição. “Trazendo sabonetes, reparadores, shampoo, condicionador, máscaras de hidratação, todos feitos com extratos naturais. Somos uma instituição sem fins lucrativos que há 17 anos apoia mulheres em tratamento oncológico e pessoas em situação de vulnerabilidade social. É a segunda vez que participamos da feira e estamos muito satisfeitos com a organização e com os resultados”, informou.
Com diversidade de produtos e histórias, a Feira da Agricultura Familiar vem se firmando como uma ação de incentivo à autonomia financeira e de fortalecimento da rede de proteção social em Sergipe.