Quinta, 02 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Sergipe participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

A SPM e o CEDM articularam a participação do estado no evento nacional a partir das etapas locais

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
01/10/2025 às 20h35
Sergipe participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília
Comitiva sergipana levou ao evento propostas para contribuir ao desenvolvimento de políticas para as mulheres / Fotos: Ascom/SPM

Por meio da articulação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o Estado de Sergipe enviou 44 representantes à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília. A comitiva sergipana levou ao evento nacional as propostas elaboradas a partir do amplo diálogo nas etapas municipais, regionais e estadual.
 
A conferência, promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), voltou a ocorrer após quase uma década e trouxe como tema ‘Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas’. O evento contou com a participação de mais de 4 mil mulheres de todo o país. “A delegação de Sergipe trouxe as propostas elaboradas a partir dos diálogos nas conferências municipais, regionais e estadual, que atendam as demandas e fortaleçam ainda mais os direitos das mulheres”, ressaltou a secretária Danielle Garcia.
 
Com uma programação vasta, a 5ª CNPM foi considerada um marco no fortalecimento das políticas públicas de gênero, recolocando as mulheres no centro do debate nacional. As propostas deliberadas durante o evento irão compor o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, assegurando que o documento possua diretrizes debatidas com a população. “Um importante momento democrático e participativo de construção da política pública para as mulheres de todo o Brasil. É defendendo propostas e garantindo direitos que a gente avança”, afirmou a presidente do CEDM, Edlaine Sena.
 
Na avaliação da secretária-adjunta da SPM de Estância e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Estância, Guadalupe Batista, o encontro reafirmou o compromisso com a participação social. “Além da defesa da vida das mulheres e a ampliação das políticas públicas que garantam mais direitos, proteção, autonomia e representatividade”, pontuou.
 
A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres de Barra dos Coqueiros, Edenia Gouveia, também destacou a importância da participação de Sergipe na conferência. “Um espaço de diálogo, construção e fortalecimento das políticas públicas que garantem direitos, igualdade e respeito a todas. Como Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), sinto-me honrada em contribuir com esse momento histórico, reafirmando nosso compromisso com mais democracia, conquistas e oportunidades para as mulheres”, frisou.
 
Entre as integrantes da delegação sergipana estavam representantes da sociedade civil, garantindo a ampla participação social no evento. “Uma honra participar deste evento que é um marco, pois há dez anos não ocorre um evento democrático como este, onde nós mulheres podemos colocar as nossas necessidades e a defesa dos nossos direitos, exercendo a cidadania”, disse Vânia Batista, de Simão Dias. 

Planalto

Continua após a publicidade
Anúncio

Além de participar da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a delegação sergipana foi recebida no Palácio do Planalto pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo. “Um momento muito importante onde apresentamos as demandas e prioridades das mulheres sergipanas. Um encontro de diálogo e compromisso com a igualdade e os direitos das mulheres”, detalhou a secretária Danielle Garcia.

Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo
Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.