Por meio da articulação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o Estado de Sergipe enviou 44 representantes à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília. A comitiva sergipana levou ao evento nacional as propostas elaboradas a partir do amplo diálogo nas etapas municipais, regionais e estadual.
A conferência, promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), voltou a ocorrer após quase uma década e trouxe como tema ‘Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas’. O evento contou com a participação de mais de 4 mil mulheres de todo o país. “A delegação de Sergipe trouxe as propostas elaboradas a partir dos diálogos nas conferências municipais, regionais e estadual, que atendam as demandas e fortaleçam ainda mais os direitos das mulheres”, ressaltou a secretária Danielle Garcia.
Com uma programação vasta, a 5ª CNPM foi considerada um marco no fortalecimento das políticas públicas de gênero, recolocando as mulheres no centro do debate nacional. As propostas deliberadas durante o evento irão compor o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, assegurando que o documento possua diretrizes debatidas com a população. “Um importante momento democrático e participativo de construção da política pública para as mulheres de todo o Brasil. É defendendo propostas e garantindo direitos que a gente avança”, afirmou a presidente do CEDM, Edlaine Sena.
Na avaliação da secretária-adjunta da SPM de Estância e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Estância, Guadalupe Batista, o encontro reafirmou o compromisso com a participação social. “Além da defesa da vida das mulheres e a ampliação das políticas públicas que garantam mais direitos, proteção, autonomia e representatividade”, pontuou.
A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres de Barra dos Coqueiros, Edenia Gouveia, também destacou a importância da participação de Sergipe na conferência. “Um espaço de diálogo, construção e fortalecimento das políticas públicas que garantem direitos, igualdade e respeito a todas. Como Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), sinto-me honrada em contribuir com esse momento histórico, reafirmando nosso compromisso com mais democracia, conquistas e oportunidades para as mulheres”, frisou.
Entre as integrantes da delegação sergipana estavam representantes da sociedade civil, garantindo a ampla participação social no evento. “Uma honra participar deste evento que é um marco, pois há dez anos não ocorre um evento democrático como este, onde nós mulheres podemos colocar as nossas necessidades e a defesa dos nossos direitos, exercendo a cidadania”, disse Vânia Batista, de Simão Dias.
Planalto
Além de participar da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a delegação sergipana foi recebida no Palácio do Planalto pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo. “Um momento muito importante onde apresentamos as demandas e prioridades das mulheres sergipanas. Um encontro de diálogo e compromisso com a igualdade e os direitos das mulheres”, detalhou a secretária Danielle Garcia.