Quinta, 02 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

SES promove evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa voltado aos servidores

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem” e da Coordenação da Saúde da Pesso...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Paraíba
01/10/2025 às 21h12
SES promove evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa voltado aos servidores
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem” e da Coordenação da Saúde da Pessoa Idosa realizou, nesta quarta-feira (1º), realizou o evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, às 9h, no auditório do Hemocentro, em João Pessoa.

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento foi voltado para os servidores que trabalham na sede da secretaria e teve o objetivo destacar a importância do idoso na sociedade, bem como consciencializar para as oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo.

De acordo com o coordenador estadual da Saúde da Pessoa Idosa da SES, Hélio Soares, o evento visa discutir o envelhecimento saudável, especialmente considerando que a Paraíba tem uma crescente população idosa e uma taxa de natalidade em declínio. “O foco é promover cuidados, prevenções e a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo atividades físicas e alimentação adequada, para reduzir comorbidades e melhorar a saúde dos idosos. A ideia é que, por meio dessas discussões, seja possível garantir uma saúde mais plena para a população idosa”, destacou.

Este é o primeiro evento que o projeto organizou sobre o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e teve o intuito de sensibilizar sobre a importância da prevenção e saúde dos idosos, com foco em temas como mobilidade.

Para a coordenadora do Projeto “Meu Trabalho Me faz Bem”, Elaine de Farias, o evento busca enfatizar a relevância de discutir questões relacionadas ao envelhecimento antes de se chegar a essa fase da vida para trabalhar a autonomia motora, a saúde mental e cognitiva, bem como a alimentação como formas preventivas.

“Temos que trabalhar a prevenção e a saúde do idoso, pois a gente fala como se fosse algo muito distante, mas estamos muito próximo disso e é importante trabalhar essa questão hoje, enquanto a gente não chegou lá ainda. Então é importante tratarmos sobre mobilidade e autonomia motora, a questão também da parte cognitiva, uma boa alimentação, tudo isso faz parte de um combo que vai nos ajudar lá na frente a ter um pouco mais de autonomia e a prolongá-la”, lembrou.

O evento teve uma programação bem diversificada com palestras de vários profissionais como fisioterapeuta, educador físico e da enfermeira especializada em Saúde Mental, Gerontologia e Cuidado ao Idoso que proferiu a palestra principal.

Segundo a enfermeira especializada em Saúde Mental, Gerontologia e Cuidado ao Idoso, Lenilda Dias, para envelhecer com qualidade de vida nos dias atuais, é fundamental focar em três aspectos principais: nutrição adequada, prática regular de atividade física e garantir uma boa qualidade de sono. É importante que a atividade física seja sistemática, ocorrendo pelo menos três vezes por semana, com duração de pelo menos meia hora por sessão. Além disso, a qualidade do sono deve ser priorizada, evitando o uso de eletrônicos antes de dormir e mantendo uma rotina regular.

“A percepção e a aceitação do envelhecimento são cruciais. A velhice não deve ser vista como algo negativo. É um sucesso vivencial e uma etapa natural da vida. É vital que as pessoas se enxerguem positivamente em relação ao próprio envelhecimento e entendam que a experiência, a sabedoria e a habilidade acumuladas ao longo da vida são valiosas. Enfrentar o etarismo é uma luta comum, e a aceitação do envelhecimento pessoal é o primeiro passo para exigir respeito e mudança na percepção social sobre os idosos. Todos estamos no processo de envelhecer, e como chegaremos à velhice depende das escolhas que fazemos hoje”, concluiu.

O evento destacou a importância de as pessoas compreenderem que ter uma imagem positiva do envelhecer é fundamental para a saúde mental e a dignidade das pessoas idosas.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.