A Carreta da Mamografia está estacionada, nesta quinta-feira (2), na Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, em Teresina. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até esta sexta-feira (3), serão realizados exames gratuitos para 160 mulheres.
Além da realização das mamografias, a programação incluiu uma palestra da supervisora das Ações de Controle do Câncer da Sesapi, Kátia Karine Almeida Rocha, sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A equipe técnica da Sempi também conduziu uma roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher, destacando a importância do cuidado integral à saúde das mulheres.
De acordo com a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim, a ação representa um marco na descentralização dos serviços: “O intuito deste projeto é garantir que mais mulheres tenham acesso à prevenção. Iniciamos os atendimentos na sede da Sempi, e agora seguimos com a Carreta em diferentes pontos da cidade. Após 15 dias, os resultados estarão disponíveis no mesmo local onde o exame foi realizado, permitindo que cada mulher leve o laudo à sua unidade básica de saúde para dar continuidade ao acompanhamento”, explicou.
A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos ofertando 160 exames na CMB, atendendo tanto mulheres já acompanhadas quanto aquelas que buscaram o serviço de forma espontânea. É um momento de cuidado, prevenção e conscientização, fundamental para a saúde das mulheres teresinenses”, afirmou.
Já a palestrante Kátia Karine destacou a relevância da informação. “O câncer de mama tem prevenção e, quando diagnosticado precocemente, tem cura. Nosso papel é orientar, informar e fortalecer o conhecimento das mulheres sobre os sinais de alerta, para que possam cuidar de si e também repassar essas informações às demais”, declarou.
A ação contou ainda com a parceria de clínicas que ofereceram cadastros, orientações sobre consultas médicas e odontológicas, aferição de pressão arterial e informações sobre benefícios.
A Carreta da Mamografia segue com atendimentos em Teresina: nesta sexta-feira (3), ainda na Casa da Mulher Brasileira, e nos dias 6 e 7 de outubro, na Praça das Missões, no bairro Vila da Paz. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Para a realização do exame, é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. A faixa etária prioritária é de 40 a 69 anos.