O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e de sua Executiva de Modernização e Transformação Digital, em parceria com o Sebrae, realizou nesta quarta-feira (data), no Shopping Sebrae, em João Pessoa, o 3º Encontro da Rede PB Digital. O evento os Membros da Rede PB Digital e servidores públicos interessados no avanço da agenda de Governo Digital e consolidar a rede de inovação do Estado.
A abertura oficial foi conduzida pelo secretário de Administração, Tibério Limeira, que destacou a importância do envolvimento direto dos membros da Rede. “Nós estamos com as pessoas indicadas pelos secretários de cada pasta, pelos dirigentes de cada órgão, para que possam colher as informações, entender o processo e levar para seus órgãos, para que a gente possa avançar em mais cartas de serviços produzidas pelo Estado e, a partir disso, na oferta de serviços digitais propriamente ditos”, afirmou.
Atualmente, 19 dos 61 órgãos que integram a Rede PB Digital já tinham cartas de serviço disponibilizadas, totalizando mais de 700 serviços, mas os números vêm sendo atualizados de forma constante.
A secretária-executiva de Modernização e Transformação Digital da Paraíba, Jacqueline Gusmão, ressaltou que esse foi o penúltimo encontro da rede neste ano, já que ainda haverá um quarto encontro até o fim de 2025. “E reúne exatamente todos os servidores que estão engajados nessa rede com o propósito de fazer a transformação digital do Estado. Nós estamos nessa jornada já há alguns anos. Fizemos alguns avanços e hoje teremos uma reunião; vamos trazer parceiros como o Sebrae, como o secretário de Recife, que é responsável pela implementação do governo digital da capital pernambucana. Enfim, mais um encontro para discutir transformação digital na Paraíba”, comentou.
O responsável pela implementação do governo digital em Recife, que é procurador do Estado de Pernambuco e professor de Inteligência Artificial Aplicada, Rafael Monteiro, esteve no encontro para proferir a palestra “Como construir um movimento de transformação digital transversal e poderoso no Governo”. Quando eu fui secretário, tive essa experiência de criar uma rede de transformação digital altamente transversal e poderosa no governo. O governo foi organizado muito como se fosse num trabalho militar, especializando ali o Exército, a Marinha, a Aeronáutica. E acabou que foram feitas estruturas não compartilháveis. Então cada um ficou em silo, separado. A transformação digital serve para exatamente ser as pontes entre esses cantos que estão separados, e isso só se faz em rede. E a rede tem um poder muito legal para fazer essa transformação social, impulsionada pelo digital de maneira célere, rápida, aproveitando a era da IA”, disse.