Os 105 anos de serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) à sociedade foram comemorados com uma solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 2. O evento aconteceu no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, reunindo autoridades, integrantes da corporação e familiares. A celebração contou com homenagens através da entrega de medalhas a pessoas e instituições que contribuíram para a história da corporação.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso, destacou a importância do momento. “Nessa data, celebramos todos que contribuíram com essa história, parceiros que, mesmo não vestindo a farda, têm participação no cumprimento da nobre missão de salvar. Destaco, aqui, o governador Fábio Mitidieri, pelos investimentos em estrutura e efetivo, e o secretário de Segurança Pública, João Eloy, pela liderança na integração das forças de segurança em prol da sociedade. Celebramos, especialmente, aqueles que são a alma da nossa instituição: cada praça, cada oficial, cada veterano que faz do CBMSE uma das instituições mais respeitadas do nosso estado”, afirmou.
Foram entregues 40 medalhas de mérito a civis e militares, pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Além disso, 116 integrantes do CBMSE receberam medalhas de tempo de serviço, sendo 45 de ouro por 27 anos de trabalho, 43 de prata por 20 anos e 28 de bronze por dez anos.
A tenente Josivete Dias falou sobre a emoção vivenciada. “Hoje, para mim, é um dia de dupla celebração. A conquista da promoção ao posto de segundo tenente alcançada recentemente, que foi um marco histórico, pois faço parte das quatro primeiras mulheres promovidas ao oficialato do quadro administrativo do CBMSE. E, também, a honra de receber a medalha de 27 anos de serviço me faz sentir reconhecida pela corporação, pela minha trajetória regada de lealdade, abnegação e comprometimento à missão que um dia fiz juramento: de salvaguardar a sociedade sergipana”, contou.
O CBMSE foi criado em 1º de outubro de 1920. A comemoração de 105 anos é marcada por um dos melhores momentos de sua história, tanto em termos de estrutura quanto de efetivo. Atualmente, a instituição conta com 870 bombeiros, tendo sido convocados todos os aprovados no último concurso para soldados. Além disso, foram realizados expressivos investimentos em viaturas, chegando a um total de 150, entre operacionais e administrativas. Todos esses investimentos se refletem em mais segurança para a sociedade sergipana. O Corpo de Bombeiros conta com unidades operacionais nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto, Propriá e Nossa Senhora da Glória.