Em celebração ao mês das crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente durante os 24 dias da Vila da Criança, realizada na praça de eventos da Orla da Atalaia, com a assistência qualificada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), assim como a fiscalização de alimentos pela Vigilância Sanitária Estadual, com o objetivo de reforçar o bem-estar dos sergipanos. A Vila é aberta ao público e deu início às suas atividades nesta sexta-feira, 3.
Durante todos os dias da programação, o Samu 192 Sergipe estará à disposição na Vila. De segunda a sexta-feira, o evento terá uma dupla de motolâncias composta por dois técnicos de enfermagem, enquanto que nos finais de semana será disponibilizada uma Unidade de Suporte Básico (USB), formada por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, garantindo assistência contínua durante a realização da festa.
“O Samu 192 Sergipe estará de prontidão todos os dias da Vila da Criança com equipes preparadas para garantir o atendimento imediato em qualquer situação de urgência. Nosso objetivo é assegurar que as famílias possam aproveitar a programação com tranquilidade, sabendo que contam com uma estrutura de assistência eficiente e qualificada”, destacou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.
Fiscalização
Com o intuito de assegurar o melhor funcionamento dos serviços, a Vigilância Sanitária Estadual também estará presente com a fiscalização de alimentos. Na ação de caráter preventivo, são analisadas a estrutura física e a organização dos espaços, assim como a higienização das áreas destinadas à manipulação de alimentos.
“O papel da Vigilância Sanitária é garantir que todos os alimentos comercializados na Vila da Criança cheguem à população com qualidade e segurança. Nossa equipe estará presente diariamente, fiscalizando desde o armazenamento até a manipulação dos produtos, orientando os comerciantes e corrigindo possíveis irregularidades. A ideia é que as famílias possam aproveitar o evento com tranquilidade, sabendo que há um trabalho contínuo de cuidado com a saúde de todos”, destacou o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Brito.
O vendedor Paulo Silas, aproveitou a estreia da Vila da Criança para levar seus três filhos. “Trouxe meus filhos para aproveitar a Vila da Criança e fiquei muito satisfeito em ver a presença dos serviços de saúde aqui. É muito importante ter essa estrutura de atendimento, orientação e cuidado à disposição das famílias. A gente se sente mais seguro, sabendo que enquanto as crianças se divertem, também estão sendo cuidadas e protegidas”, disse.
Já a dona de casa Tatiana de Jesus compareceu ao espaço com sua filha de dois anos. Para ela, a presença da saúde é indispensável. “Acho muito importante a presença do Samu 192 Sergipe e da Vigilância Sanitária aqui no evento, principalmente porque é dedicado às crianças. Essa fiscalização garante a segurança alimentar e dá tranquilidade para nós, pais, sabendo que tanto os pequenos quanto os adultos estão bem cuidados”, opiniou.