Sábado, 04 de Outubro de 2025
21°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Formação Continuada orienta profissionais sobre dificuldades enfrentadas em cada município

Discutir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos serviços desenvolvidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em ca...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Paraíba
04/10/2025 às 11h16
Formação Continuada orienta profissionais sobre dificuldades enfrentadas em cada município
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Discutir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos serviços desenvolvidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em cada município tem sido principal ponto destacado pelos participantes ao final do segundo processo de formação continuada realizado nesta quinta (2) e sexta-feira (3), na cidade de Picuí, que reuniu gestores e profissionais das diversas áreas do SUAS de 12 cidades que integram a 4ª Região Geoadministrativa, além do município de Algodão de Jandaíra.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Projeto "Apoio Técnico Regional: Por um SUAS mais efetivo na Paraíba", que está sendo executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Diretoria do Sistema Único de Assistência Social (D’SUAS), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PB), já foi realizado nas Regiões 7ª e 4ª, respectivamente, e deverá ser levado para outras 12 Regiões Geoadministrativas que compõem o Estado. O objetivo é fortalecer a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas cidades, por meio de ações direcionadas e fundamentadas a partir de um diagnóstico socioterritorial das realidades locais, com foco na efetividade dos serviços socioassistenciais.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social, Francisca Vieira, destacou que nessa segunda reunião de apoio foi possível observar adesão dos municípios à proposta, como tem mobilizado todos os profissionais que estiveram reunidos nos dois dias, discutindo os conteúdos e as temáticas que são pertinentes para a qualificação do serviço. “É importante ressaltar que tiveram todos os conteúdos propostos baseados em sua realidade, e a equipe técnica do Estado se debruçou sobre esses conteúdos e está trazendo esse momento de partilha e de construção de conhecimentos”, explicou.

E continuou: “Observamos a importância desse processo formativo nos territórios, porque possibilita maior presença do profissional durante a formação, também identificamos que muitos municípios passaram por mudanças de profissionais. Infelizmente a rotatividade de profissionais no SUAS é recorrente, então se faz necessário esse processo continuado de formação considerando as realidades de cada Região Geoadministrativa. Percebemos que Picuí tem uma capacidade de integração, os municípios são bem articulados, identificamos essa rotatividade de profissionais e por isso da importância que estamos aqui fortalecendo a qualificação profissional no território”, afirmou a diretora.

A secretária de Assistência Social da cidade de Picuí, Rejane Miranda dos Santos, lembrou que esse é um momento esperado pelos municípios há bastante tempo. “Nutríamos essa vontade de desenvolver momentos de formação regionalizadas, porque proporciona uma maior participação dos trabalhadores. E o Estado veio com essa proposta do apoio técnico, em parceria com o Coegemas, e isso fez com que a gente sentisse o fortalecimento e a presença cada vez maior do Estado dentro dos municípios. O que representa um momento ímpar para as nossas Secretarias de Assistência Social, porque fortalece o nosso Sistema Único de Assistência Social, traz o Estado para mais próximo dos municípios”, comemorou a secretária.

Para a secretária de Assistência Social do município de Itatuba e vice-presidente do Coegemas-PB, Aline Martins, é importante a parceria do colegiado com o Governo Estadual. “Temos conseguido chegar unificado às regiões da Paraíba, o que tem fortalecido tanto o diálogo institucional entre Colegiado e Secretaria de Desenvolvimento Humano, quanto também a relação desses dois órgãos com os gestores, fortalecido com os técnicos que estão na ponta, atuando diretamente com os usuários”, disse Aline.

A também gestora Juranice Alves da Silva, secretária de Assistência Social da cidade de Sossego, achou a formação muito importante pela escolha dos conteúdos: CadÚnico, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Criança Feliz, etc. “Foi muito importante para nós. Conseguimos obter resposta para dúvidas e dificuldades enfrentadas em nossos municípios”, finalizou Juranice.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito da cidade de Picuí, José Raniere Santos Ferreira, da primeira-dama Ildervânia Ferreira, do vice-prefeito Patrício Dantas, e teve a apresentação do Grupo Percussional “Tocando à Vida”, composto por idosos e idosas integrantes do Projeto Vida Ativa, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da cidade de Picuí.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.