O Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, é palco do maior evento multissetorial do Norte e Nordeste, a 6ª Expo Indústria Maranhão, que termina neste domingo (5). O Governo do Maranhão é um dos correalizadores da mostra, organizada pelo Sistema Fiema. Com o tema “Inteligência Artificial: uma nova revolução”, a Expo Indústria 2025 tem como foco a apresentação de soluções tecnológicas de ponta para estimular a competitividade das indústrias e o desenvolvimento sustentável.
A estimativa dos organizadores é que a Expo Indústria Maranhão 2025 gere R$ 320 milhões em negócios, fortalecendo o Maranhão no circuito nacional de feiras industriais. O evento conta com oito espaços temáticos: Plenarium (palestras e conferências), Arena do Crédito (soluções financeiras), Terminal de Inovação (startups), Expo Summit (painéis), Maranhão Fashion Week (moda), Expo Fornecedores e o Marapão (panificação e confeitaria).
“É o momento dos empresários exporem seus produtos, com novas tecnologias, com inovação. É o momento de empresários fazerem negócios. Não tenho dúvida que essa é a maior feira do Nordeste e nós somos patrocinadores desse evento porque a gente acredita, primeiro, no momento que a gente está vivendo, que é de inovação”, enfatizou o governador Carlos Brandão.
A gestão estadual se faz presente com estandes e ações das Secretarias de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Sema), Juventude (Seejuv), além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Investe Maranhão e Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq).
No evento, a Seinc apresenta ao público programas como o Juros Zero, iniciativa voltada para micro e pequenos empreendedores formais ou informais, onde é possível solicitar créditos de até R$ 22 mil e ter os juros das parcelas abatidos pelo governo estadual. Também estará presente o Armazém do Empreendedor, trazendo o que o Maranhão tem de melhor em produtos e serviços, além de ser uma forte vitrine para as cadeias produtivas e empreendedores maranhenses.
Já no estande da Setur será possível explorar a conexão entre turismo, cultura e economia criativa. No total, a Expoindústria deve contar com mais de 50 mil visitantes nos mais de 250 estantes.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, celebrou a parceria entre os setores público e privado na realização do evento. “Sem o Governo do Estado dificilmente nós realizaríamos este evento. Agradeço pelas parcerias que nós temos feito, que nós temos desenvolvido, coisa que há muito tempo não acontece no Maranhão, essa parceria, essa aproximação do poder público com a iniciativa privada”, afirmou.
Acesse a página oficial do evento na internet ( expoindustriama.com.br ) e confira a programação completa.