Sábado, 04 de Outubro de 2025
21°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de varizes em São Cristóvão

Iniciativa foi direcionada a pacientes que aguardavam pelo procedimento no sistema de regulação estadual, garantindo um atendimento mais rápido e e...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
04/10/2025 às 12h25
Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de varizes em São Cristóvão
Fotos: Felipe Goettenauer

Com o objetivo de ampliar o acesso a procedimentos e reduzir a fila de espera por cirurgias vasculares, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a empresa Eccos Edu, promoveu neste sábado, 4, um mutirão de cirurgias de varizes no Hospital Nosso Senhor dos Passos, no município de São Cristóvão. A iniciativa foi direcionada a pacientes que aguardavam pelo procedimento no sistema de regulação estadual, garantindo um atendimento mais rápido e especializado.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou a ação como essencial para a redução da fila de espera pelo procedimento. “Ficamos muito felizes por consolidar a parceria com a empresa Eccos Edu, composta por diversos especialistas em cirurgia vascular. Graças à mobilização desses profissionais, 42 pacientes que aguardavam puderam realizar suas cirurgias. Ações como esta reforçam o compromisso da gestão estadual em garantir acesso à saúde de qualidade e beneficiar diretamente os sergipanos”, disse. 

Neste primeiro momento, a ação teve como público-alvo os pacientes com indicação de tratamento cirúrgico de varizes que atendam os critérios como insuficiência de safena magna sintomática (CEAP C2 - C6) confirmada por duplex (refluxo patológico) e pacientes aptos  à anestesia tumescente e deambulação precoce.  

De acordo com a diretora operacional da SES, Jurema Viana, a iniciativa funciona como um projeto-piloto inovador. “Esta ação tem como objetivo principal a redução da fila estadual para cirurgia de varizes. Além disso, a utilização de uma técnica moderna, minimamente invasiva, permitirá o retorno dos pacientes às suas residências após a realização do procedimento, com o fornecimento de meias compressivas e medicação para uso no pós procedimento”, informou. 

Sobre o procedimento 

O mutirão de cirurgias de varizes incluiu o procedimento de Termoablação Endovenosa (Endolaser) da veia safena magna bilateral. A técnica é minimamente invasiva e feita com anestesia local. “O nosso objetivo com esta ação é devolver qualidade de vida aos pacientes que há anos aguardam por um procedimento essencial. Muitas dessas cirurgias não têm apenas um caráter estético, pois elas são fundamentais para evitar complicações graves, como tromboses e embolias. Ver a alegria e gratidão de cada pessoa atendida reforça o compromisso da nossa equipe em continuar ampliando esse trabalho. É uma satisfação enorme poder contribuir, junto ao Governo de Estado, para reduzir as filas e levar mais saúde e esperança à população”, destacou o cirurgião vascular, Igor Pereira.  

Alívio 

Para muitos pacientes, o sentimento foi de alívio e satisfação com o atendimento recebido. Muitos deles enfrentam dores, inchaço e dificuldade para realizar atividades diárias devido às varizes, como é o caso da dona de casa Andréia Patriarca. “Esperei por essa cirurgia por quase dois anos. Ela era muito importante para mim, porque tenho um problema vascular. Estou muito grata a todos os profissionais e ao Governo de Sergipe por esta oportunidade. Tenho esperança que agora vou me recuperar totalmente e voltar a viver sem dores. Ações como esta são essenciais para reduzir as filas e dar qualidade de vida a quem precisa”, avaliou Andreia. 

O paciente Lucas Alves também foi um dos que realizou a cirurgia vascular. “Já tive duas tromboses e uma embolia pulmonar, e essa cirurgia representa uma nova chance de saúde e qualidade de vida. Agradeço a todos os profissionais envolvidos e ao Governo do Estado por esta iniciativa tão humana. Que mais ações como esta aconteçam para ajudar quem não tem condições de pagar por um procedimento tão importante”, relatou.

Fotos: Felipe Goettenauer
Fotos: Felipe Goettenauer
Andreia Patriarca
Andreia Patriarca
Cirurgião vascular, Igor Pereira
Cirurgião vascular, Igor Pereira
Diretora da Dops, Jurema Viana
Diretora da Dops, Jurema Viana
Lucas Alves
Lucas Alves
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.